O ano letivo 2011/2012 arranca no concelho de Vila Real de Santo António com duas novas salas na escola básica 2,3 D. Fernando (Vila Nova de Cacela) e fica assinalado pela cobertura total da rede pública do pré-escolar para as crianças de quatro e cinco anos.
Apesar do cenário de racionalização de custos, a autarquia vilarrealense afirma que vai também «manter a generalidade dos apoios que vinha prestando aos alunos, não reduzindo nenhuma das valências sociais em vigor».
É o caso da componente de apoio à família, serviço que garantirá a presença de um técnico autárquico nas salas do pré-escolar, entre as 15h30 e as 18h00.
«Ao contrário da generalidade das autarquias, que cobram uma mensalidade pela valência, em VRSA o apoio será disponibilizado de uma forma completamente gratuita, facilitando o quotidiano dos pais», salienta a autarquia em nota de imprensa.
Também ao nível dos auxílios, a autarquia continuará a disponibilizar transporte escolar gratuito para todas as crianças até ao 9º ano de escolaridade.
No ensino secundário, os alunos com o escalão A são transportados gratuitamente e os beneficiários do escalão B pagam 25% do valor do passe escolar. Os restantes alunos pagam 50% do título escolar.
À semelhança do que tem acontecido, será oferecida uma visita de estudo, num autocarro camarário, a todos os estudantes do primeiro ciclo e pré-escolar.
Na mesma linha, serão disponibilizados livros e materiais escolares aos alunos com escalão A e B do primeiro ciclo do ensino básico e pré-escolar.
Também para os beneficiários do escalão A do primeiro ciclo, as refeições escolares serão disponibilizadas a custo zero, enquanto os beneficiários do escalão B terão uma comparticipação de 50 por cento.
Quanto aos materiais pedagógicos, está a ser concretizada a instalação de quadros interactivos nas escolas 1/JI Caldeira Alexandre e na Escola Básica 1/JI de Monte Gordo, ao abrigo do programa PO Algarve 21. O mesmo equipamento já é disponibilizado na Escola Básica 1/JI Santo António.
De acordo com a vereadora com o pelouro da educação Conceição Cabrita, «a estas valências junta-se ainda o trabalho de proximidade das equipas de psicólogos que, durante todo o ano letivo, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação».
À disposição da população escolar estarão igualmente os três espaços internet concelhios – Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo –, bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a biblioteca municipal Vicente Campinas.
Comentários