Vila do Bispo reforça faixas de gestão de combustíveis para defender a floresta

A empreitada de manutenção da Rede Primária de faixas de gestão de combustíveis (FGC) está em fase de conclusão no concelho […]

A empreitada de manutenção da Rede Primária de faixas de gestão de combustíveis (FGC) está em fase de conclusão no concelho de Vila do Bispo, no seguimento das inúmeras ações para prevenção estrutural da floresta contra incêndios .

Segundo a Câmara de Vila do Bispo, esta medida tem como objetivo «aumentar a resistência e resiliência dos espaços florestais aos incêndios, assim como reduzir a incidência dos incêndios e infraestruturar o território municipal».

O investimento atinge o valor de 54.398,33 euros, sendo comparticipada em 43.260,16 euros por Fundos Comunitários, dado que o Município obteve a aprovação em 2010 da candidatura intitulada “Manutenção da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível” (Programa PRODER, Ação «Minimização dos Riscos», Subação «Defesa da Floresta Contra Incêndios»).

Estas faixas apresentam uma largura de 120 metros, cobrindo uma área total de 307 hectares do concelho de Vila do Bispo.

Estas limpezas consistem na redução da continuidade horizontal e vertical do combustível vegetal, ou seja, o abate de árvores mortas ou em risco de queda, a desramação das restantes, gradagem/corte do estrato herbáceo e arbustivo com recurso a máquinas de rastos equipadas com grades pesadas ou corta-matos, complementadas por operações de silvicultura preventiva manual (motosserras e moto roçadoras).

Em 2012, no âmbito da candidatura aprovada para a implementação de componentes da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente os Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustível, a autarquia continuará a intervir na prevenção dos incêndios florestais, nomeadamente através da limpeza da floresta, onde irá investir 57.334,58 euros, que será financiado a 70% pelo Programa PRODER.

A esta área acrescem os 60 hectares da Rede Secundária de FGC, executados no inverno pelas duas Equipas Municipais de Intervenção Florestal

Comentários

pub