Sons eruditos regressam a Loulé com o XIII Encontro de Música Antiga

O XIII Encontro de Música Antiga volt a Loulé de 30 de setembro a 22 de outubro, num evento que […]

O XIII Encontro de Música Antiga volt a Loulé de 30 de setembro a 22 de outubro, num evento que se tem afirmado no panorama musical português como um pólo de referência para solistas e grupos que pretendem divulgar o repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII. 

Nesta edição, o Encontro arranca com Carnet de Cuisine, um grupo formado por cinco estudantes do “Lemmensinstitute” e do “Conservatoire Royal de Bruxelles”, que apresenta “Coctail Barroco”, já na próxima sexta-feira, dia 30, no Cine-Teatro Louletano. 

O Convento de Santo António, em Loulé, é palco, no dia 1 de outubro, do concerto do norte-americano Hopkinson Smith, “Arco–Iris Renascentista”, com uma abordagem da Música Italiana e  Inglesa para Alaúde. 

Em Quarteira, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a 7 deoOutubro, é a vez do grupo de música de câmara, Concerto Campestre, apresentar “EsserciziiMusici”, com um repertório de sonatas e trio sonatas com viola da gamba do compositor G. P. Telemann. 

“Dos esplendores de Veneza às brumas do Báltico” é o tema do concerto que o Ludovice Ensemble apresenta na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, a 16 de outubro, onde será feita uma incursão pelos percursos da Seconda Pratica na Itália e Alemanha seiscentistas. 

O grupo reúne alguns dos melhores intérpretes portugueses com formação específica na Música Antiga, a par de artistas estrangeiros de excecional qualidade, não só na Música mas também da Dança e da Representação. 

O Ensemble de Flautas de Loulé, que ao longo destes treze anos tem participado em todos os Encontros de Música Antiga de Loulé, marca de novo presença no evento. “Telemann e não só…”é a proposta para um espetáculo que acontece a 22 de outubro, na Igreja Matriz de Alte. 

Todos os concertos têm início às 21h30. A entrada é livre, exceto o espetáculo que acontece no Cine-Teatro Louletano em que o preço dos bilhetes é de 5 euros. 

Na componente pedagógica do XIII Encontro de Música Antiga de Loulé, Hopkinson Smith vai orientar um masterclass de alaúde, no Centro de Expressão Artística de Loulé, no próximo domingo, dia 2 de outubro, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. 

Ao longo destes anos, por Loulé têm passado alguns dos mais destacados valores nacionais e estrangeiros na área da Música Antiga. 

“Constituindo um dos raros exemplos de iniciativa cultural nacional exclusivamente dedicada à música da Idade Média ao Período Clássico, o Encontro de Música Antiga de Loulé tem continuado ininterruptamente de 1999 aos nossos dias, constituindo um dos eventos de relevo promovidos pela Câmara Municipal de Loulé”, refere Francisco Rosado, diretor artístico do Encontro.

Comentários

pub