Semana Gastronómica do Molusco já arrancou no concelho de Odemira

O Município de Odemira está a promover a Semana Gastronómica do Molusco, entre os dias 5 e 11 de setembro, que irá […]

O Município de Odemira está a promover a Semana Gastronómica do Molusco, entre os dias 5 e 11 de setembro, que irá decorrer em onze restaurantes do concelho, nas localidades de Boavista dos Pinheiros, Brejão, Cavaleiro, Malavado, Odemira, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.

São vários os pratos de polvo, lula, chocos, búzios e amêijoas disponíveis nas ementas dos restaurantes “Escondidinho” e “O Tarro” em Odemira, “Jaime” e “Tasca do Bernardo” em Boavista dos Pinheiros, “Rocamar” no Cavaleiro, “Mar e Sol” em Vila Nova de Milfontes, “O Central” em Brejão, “O Camponês” em Malavado, cervejaria o “I” e restaurantes “Rita” e “Sacas” em Zambujeira do Mar.

Apresentação da obra “Do Mar à Mesa – Segredos revelados do Peixe e Marisco

”Durante a Semana Gastronómica do Molusco será apresentada a publicação “Do Mar à Mesa – Segredos revelados do Peixe e Marisco”, um projeto desenvolvido pela Associação de Mariscadores da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, com o apoio do Município de Odemira.

Conhecer o peixe e marisco mais representativos da costa alentejana e vicentina, explorar os portinhos de pesca e a tradição que a atividade piscatória encerra, bem como descobrir a riqueza gastronómica à base do pescado fresco, que permite uma alimentação mais rica e saudável, é o desafio que este projeto apresenta. 

A apresentação da publicação “Do Mar à Mesa – Segredos revelados do Peixe e Marisco” está marcada para o dia 7 de setembro, pelas 16 horas, no restaurante “Sacas” em Zambujeira do Mar.

O evento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira José Alberto Guerreiro, dos presidentes das Juntas de Freguesia do litoral e de representantes da comunidade piscatória.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende incentivar a utilização gastronómica dos moluscos capturados na região, produtos com enormes potencialidades.

As semanas gastronómicas promovidas pelo Município de Odemira visam promover e valorizar os recursos do concelho.

Comentários

pub
pub