Realizador André Badalo filma em Olhão curta de suspense baseada em lenda algarvia

O realizador André Badalo inicia na próxima terça-feira, 27 de setembro, as filmagens para a sua próxima curta-metragem, Yakun, nas […]

O realizador André Badalo com o ator olhanense José Pereira e o vice-presidente da Câmara

O realizador André Badalo inicia na próxima terça-feira, 27 de setembro, as filmagens para a sua próxima curta-metragem, Yakun, nas ilhas da Ria Formosa. A história baseia-se numa lenda algarvia e já tem protagonista: um jovem de Olhão, com 16 anos. 

José João Santos Pereira foi o jovem de 16 anos nascido em Quelfes (freguesia de Olhão) escolhido nos castings que se realizaram quarta-feira passada na Casa da Juventude olhanense, para escolher o protagonista da próxima curta-metragem do também olhanense – o realizador é natural da Fuseta – André Badalo, que define este filme como uma espécie de regresso às origens e com o qual pretende mostrar a beleza e diversidade do Algarve para trabalhos deste género. 

Ao lado do jovem aspirante a ator José Pereira, estarão nomes bem sonantes da televisão portuguesa: Victoria Guerra, Rui Porto Nunes, Jessica Athayde e João Manzarra.

Neste filme de suspense, junta-se ao elenco de luxo o jovem olhanense que frequenta o 2º ano do curso profissional de Artes do Espetáculo e Interpretação, em Faro. 

Tem como objetivos futuros a interpretação, em televisão e teatro. Participou em encenações como A Gaivota de Anton Tchékhov e Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. 

Baseado numa lenda algarvia, o filme aborda os limites do medo e sobrevivência de um grupo de jovens que após uma viagem de barco fica isolado numa ilha, perseguidos por uma misteriosa criança sem sombra. 

As filmagens vão decorrer inteiramente no Algarve: na cidade de Olhão, na vila da Fuseta e nas Ilhas do Farol e dos Hangares. 

Depois de História de Papel (com Diogo Infante e Lúcia Moniz), curta-metragem que venceu o Prémio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Varsóvia, Shoot Me (com Maria João Bastos e Ivo Canelas), curta-metragem que venceu o Prémio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Milão, Catarina e os Outros (com Victoria Guerra e Maria João Bastos), curta-metragem que venceu o Prémio de Excelência no Los Angeles Movie Awards 2011, Yakun será a primeira curta-metragem do realizador algarvio filmada na sua região. 

O filme, cuja produtora é a Original Features, irá competir em Festivais Internacionais de Cinema e será posteriormente distribuído nas salas de cinema, tal como aconteceu com Shoot Me, que foi distribuído em 44 salas em Portugal e Angola pela Columbia TrisStar Warner e visto por mais de 168 000 espetadores, tornando-se a curta-metragem portuguesa mais vista de sempre.

Comentários

pub