Praia do Carvalhal perde bandeira azul e de praia acessível devido a fecho do bar

A praia do Carvalhal, no litoral do concelho de Odemira, perdeu recentemente a Bandeira Azul e a Bandeira de Praia […]

A praia do Carvalhal, no litoral do concelho de Odemira, perdeu recentemente a Bandeira Azul e a Bandeira de Praia Acessível devido ao «súbito e intempestivo encerramento do bar e apoio de praia», antes do fim da época balnear, que acontece dia 15 de setembro, revelou a autarquia.
 
A qualidade da praia e das condições de fruição pelos veraneantes ficaram «condicionadas e prejudicadas», uma vez que «o concessionário encerrou o bar de apoio e respetivas instalações sanitárias, suspendeu a limpeza do areal e não assegurou a presença de nadadores-salvadores, condições da sua responsabilidade, previstas em sede de licença de utilização emitida pela ARH – Administração Regional Hidrográfica».
 
Tendo em conta que não estavam a ser cumpridos todos os critérios da Bandeira Azul, nomeadamente no que diz respeito às instalações sanitárias, o Município de Odemira procedeu ao arrear da Bandeira Azul 2011 e da Praia Acessível na Praia do Carvalhal, no dia 9 de Setembro, em articulação com a ARH, ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e Capitania do Porto de Sines.
 
Município e a Capitania do Porto de Sines garantiram vigilância

As condições de segurança para os banhistas foram, porém, asseguradas, uma vez que o Município e a Capitania do Porto de Sines garantiram a vigilância da praia até ao final da época balnear.

Para além dos dois nadadores-salvadores, a Capitania de Sines reforçou o dispositivo naquela praia com uma viatura  todo-o-terreno, operada por dois Fuzileiros com o curso de NS.

«Para as duas entidades, o custo da vigilância não se questionou face à exigência de segurança para os utilizadores da praia», disse a Câmara de Odemira.
 
O Município lamenta o sucedido, que «lesou a fruição de uma das mais carismáticas praias do concelho, não só pela segurança, higiene e qualidade, como pela imagem e impacto em termos turísticos».

A Praia do Carvalhal, na freguesia de S.Teotónio, é das mais frequentadas do concelho, não só pela beleza paisagística, como pela qualidade do areal e água balnear.

Comentários

pub
pub