Portimão volta a ter um Posto de Turismo no centro da cidade

O Dia Mundial do Turismo, que se comemorou esta terça-feira, foi a data escolhida para a entrada em funcionamento do […]

O Dia Mundial do Turismo, que se comemorou esta terça-feira, foi a data escolhida para a entrada em funcionamento do novo Posto de Turismo de Portimão, localizado em pleno centro histórico da cidade. 

Na cerimónia de inauguração, o presidente da ERTA – Entidade Regional de Turismo do Algarve António Pina elogiou a oferta multifacetada ao dispor neste equipamento, sublinhando que “não basta convidar os turistas para nos visitarem, temos que lhes oferecer espaços de acolhimento com esta excelência”. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Portimão Manuel da Luz, o Posto de Turismo agora inaugurado “possui uma localização privilegiada e poderá trazer um grande contributo para atrair pessoas para esta zona”. 

“Qual a área da actividade económica que antes de mais pode ajudar-nos a sair da crise? É o turismo”, salientou o autarca.

Manuel da Luz sublinhou ainda que «a administração pública local está fortemente empenhada na requalificação e regeneração da cidade de Portimão”, nomeadamente do seu centro antigo, onde se situa o novo Posto de Turismo. 

O presidente da Câmara recordou também os dados revelados recentemente que indicam «Portimão como a região do país onde, em 2011, mais cresceu em ocupação de camas turísticas, num aumento de 4%”. Isso prova, na sua opinião, «que Portimão é uma cidade atrativa e isso tem que ser promovido”. 

Situado na Rua 5 de Outubro, nº 10, o novo Posto de Turismo será um dos principais canais de informação da ATP – Associação Turismo de Portimão, entidade que tem como principal responsabilidade a promoção e animação turística deste destino, assumindo também uma abordagem comercial, nomeadamente pelas valências que passa a prestar e que realçam a identidade, produtos e serviços do município. 

António Pina, Manuel da Luz e Luís Carito foram os primeiros a assinar livro de honra

O Posto de Turismo funciona num edifício nobre, recentemente recuperado e dotado de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando a obtenção de informações, a aquisição de um souvenir, a leitura de diversas publicações ou a aquisição de bilhetes para espetáculos e outros eventos, além de facultar vários guias e folhetos promocionais. 

Dispõe de dois balcões de atendimento e uma área de lazer, onde está incluído um posto de internet para utilização por parte dos turistas e um ecrã para projeção de imagens do município, tendo também uma zona promocional de vinhos do Algarve e outra para exposição e comercialização de merchandising da ATP e dos seus associados. 

No horário de Inverno, o Posto de Turismo de Portimão abre todos os dias, incluindo feriados e fins-de-semana, com o seguinte horário: segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 19h00; sábados, domingos e feriados das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. 

Com a abertura do novo equipamento, foi desativado o Posto de Turismo que até ao momento funcionava na Avenida Zeca Afonso.

Comentários

pub