Portimão inicia novo ano letivo com abertura do Centro Escolar do Pontal

O inicio do ano letivo 2011/2012 em Portimão, na próxima semana, vai ficar marcado pela abertura do Centro Escolar do […]

O inicio do ano letivo 2011/2012 em Portimão, na próxima semana, vai ficar marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal, num investimento de 4,3 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões foram comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e o restante pelo Município de Portimão.

O novo equipamento pretende corresponder ao aumento da população escolar em Portimão, passando a totalidade das salas do 1º Ciclo do Ensino Básico a funcionar em regime de horário normal, na sequência de um projeto que aproveitou parte da estrutura já existente.

Segundo nota de imprensa da Câmara de Portimão, esta intervenção contemplou “a construção de 22 salas de 1º ciclo e 8 salas de educação pré-escolar, a criação de refeitório, biblioteca, ginásio, sala polivalente, salas de professores/educadores, espaços de apoio, campo de jogos e espaços lúdicos de exterior”.

Após esta obra, que implicou a desativação do Jardim de Infância da Quinta do Amparo, o Centro Escolar do Pontal poderá receber já neste ano lectivo 572 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e 200 crianças da Educação Pré-escolar.

Na sequência da forte aposta na renovação do parque escolar do Município, já no início do ano letivo passado foi inaugurada a Escola Básica e Secundária da Bemposta, um estabelecimento de ensino inovador, que disponibiliza uma oferta educativa caracterizada pelo ensino artístico.

A EB 2+3 e Secundária da Bemposta é uma escola única no Algarve, sendo a a primeira a nível nacional a ser construída de raiz com esse objetivo. No primeiro ano, aquele estabelecimento de ensino foi frequentado por 350 jovens. No entanto, atualmente serve as necessidades de 566 alunos e representa um investimento de 6,2 milhões de euros, dos quais 4 milhões foram comparticipados pelo Ministério da Educação.

Já o Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular volta a funcionar em pleno no início do ano letivo e em todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho de Portimão, servindo para a formação dos alunos e como uma resposta às necessidades das famílias de ocuparem os seus filhos num horário alargado e compatível com a sua vida profissional.

No âmbito do ensino da música terão lugar, ao longo do ano letivo, workshops de iniciação de sopro (1º período), cordas (2º período) e percussão (3º período). Apesar da frequência das Atividades de Enriquecimento Curricular ser facultativa, estão disponíveis para os 2299 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública de Portimão, assumindo a autarquia um compromisso financeiro na ordem dos 514 mil euros com os cinco Agrupamentos Escolares, para a concretização destas atividades.

Além deste programa, segundo informou a Câmara de Portimão, “os Agrupamentos Escolares asseguram 90 minutos semanais de Apoio ao Estudo, atividade obrigatória destinada à realização dos trabalhos e consolidação das aprendizagens, garantindo o funcionamento de uma Escola a Tempo Inteiro”.

Comentários

pub