«A chaminé a a platibanda no Algarve» é o tema do percurso pedestre de interpretação da paisagem, inserido no ciclo «Passos Contados», marcado para este sábado, dia 17 de setembro, em Cacela Velha.
O percurso será guiado pelos arquitetos Filipe Jorge e Victor Mestre, estando o encontro marcado para as 9h30 em Cacela Velha.
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua, assim, a propor novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio.
Nesta quinta edição dos «Passos Contados», os participantes nos vários percursos promovidos ao longo do ano no âmbito dos «Passos Contados», tiveram oportunidade de descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação, desenhar as ruas, casas, pessoas, monumentos e paisagens de Cacela Velha, ouvir contos sobre bichos do imaginário coletivo, saber mais sobre a arte da empreita em palma e experimentar novos teceres com trapos, observar o céu durante a noite e conhecer antigas mitologias e tradições populares ligadas aos astros e ainda entender melhor dois dos elementos mais característicos da arquitetura no Algarve: a chaminé e a platibanda.
No último percurso, marcado para dia 8 de outubro, e guiado pelo ornitólogo Filipe Moniz, os participantes terminarão na ria Formosa observando aves.
Todos estes passeios são sujeitos a inscrição prévia.
PROGRAMA
A chaminé e a platibanda no Algarve
Com os arquitetos Filipe Jorge e Victor Mestre
17 de setembro
Ponto de encontro: 9h30 em Cacela Velha
Visitantes alados. Observando as aves da ria
Com o ornitólogo Filipe Moniz
8 de outubro
Ponto de encontro: 9h30 em Cacela Velha
Informações e inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel./ Fax: 281 952600 | [email protected] | www.ciip-cacela.blogspot.com
*As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.
Comentários