Passeio Performativo «Tavolo» percorre Lagos no sábado

O artista e gestor cultural Jorge Rocha promove no sábado, dia 1 de outubro, em Lagos, o «Tavolo – Passeio […]

O artista e gestor cultural Jorge Rocha promove no sábado, dia 1 de outubro, em Lagos, o «Tavolo – Passeio Performativo», que terá partida do Laboratório de Artes Criativas (LAC) às 10h00.

O Passeio Performativo terá transmissão em direto em www.jorgerocha.org.

«Criamos espaços e ambientes para em conjunto partilharmos refeições. A arte também caminha nos banquetes que repetidamente se articulam nas atividades humanas e que definem o significado das iguarias, a sua boa confeção e o espaço onde são degustadas», explica o artista.

«Quando haveremos de viver, se não agora? perguntava Séneca diante de uma mesa posta para seu regalo e dos seus amigos. Trata-se de uma pergunta, cuja resposta pode ser iludida com muita facilidade. Na verdade quando? Estamos vivos, agora. Em que outra altura poderemos viver, e com que maior satisfação do que ceando em agradável companhia?», escreveu M.F.K Fisher.

«Tavolo é um passeio performativo que serve de interface para uma abordagem à questão do filósofo renascentista citada por M.F.K Fisher, proporcionando a vivência sobre os cheiros e gostos de uma cidade. É uma experiência sensível que apela à degustação aplicada no espaço relacional e transportada para o mundo virtual, interagindo com os mecanismos de difusão digital e com os públicos a ele associados».

«Tavolo» insere-se em Webcooking que o artista inclui no seu projeto Culinária Expansiva, numa abordagem transversal que utiliza a performance, o vídeo e outros media digitais. Webcooking expande-se na relação da ação performativa com os mecanismos web num espaço relacional.

O percurso de «Tavolo» começa às 10h00, no LAC e passará depois pelo Mercado de Santo Amaro, Mercado da Avenida e Mercado do Levante, com regresso ao ponto de partida, o LAC, entre as 12h30 e as 13h00. Aqui, até às 14h30, vai decorrer a sessão de Webcooking.

 

Mais informações:

[email protected]

www.lac-associacaocultural.blogspot.com

Xerem – Associação Cultural

www.xerem.org

[email protected]

 

Comentários

pub