Monumentos do Algarve também participam nas Jornadas Europeias de Cultura

A Villa Romana de Milreu, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e os Monumentos Megalíticos […]

A Villa Romana de Milreu, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e os Monumentos Megalíticos de Alcalar recebem, entre 23 e 25 de Setembro, atividades no âmbito das Jornadas Europeias de Cultura, promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve. 

A Direção Regional de Cultura do Algarve escolheu como lema “A paisagem é a expressão do espaço que é vivido pelo Homem” (Gonçalo Ribeiro Telles), pelo que «as iniciativas propostas são “pretextos” de encontro, de descoberta, de reflexão com a nossa paisagem cultural, património e identidade». 

Assim, a Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com diversas instituições da região, preparou um programa para o fim-de-semana de 23, 24 e 25 de Setembro, aberto ao público em geral e com todas as atividades gratuitas e com entrada nos monumentos gratuita durante os três dias comemorativos das Jornadas. 

Programação

 

Estoi | Villa Romana de Milreu (Estoi, Faro) 

Dia 23 | 18h00 – Lançamento do livro “Cultura em Conferência”, edição dos textos de reflexão das mesas temáticas para o Plano Estratégico de Cultura para o Algarve.

Local: Pousada Palácio de Estoi 

Dia 24 | 16h30 – Recital de guitarra com Paulo Galvão, com o apoio da Academia de Música de Lagos.

Local: Templo de Milreu 

Dia 25 | 9h00 – 15h00 – “De Milreu a S. Brás de Alportel na peugada dos Romanos”, um passeio de descoberta pelas vias e estruturas urbanas romanas. Uma parceria com a Associação Al-portel e o Museu Municipal de Faro. Número máximo de participantes 40, com inscrições até 22 de setembro para: [email protected]

 

Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão) 

Dia 24 | 15h30 – 17h30 – “Do Centro Interpretativo ao povoado calcolítico e à necrópole de Monte Canelas” – um percurso acompanhado pela arqueóloga Elena Morán. Uma parceria com o Museu Municipal de Portimão e a Câmara Municipal de Lagos.

 

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Vila do Bispo) 

Dia 24 | 15h30 – 16h30 – Arruada e Concerto pela Banda Filarmónica Silvense, no âmbito do projeto Filarmónicas dos Monumentos, uma co-produção da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Associação Regional das Filarmónicas do Algarve

Local: Concerto na Capela

 Dia 25 | 17h00 – Exibição de “Memórias … de Guadalupe”, documentário sobre as duas festas que se realizam na Ermida: festa em honra de Nossa Senhora das Candeias, no dia 2 de fevereiro, e a festa da Espiga, na quinta-feira da Ascensão, comentado por Artur de Jesus.

Uma iniciativa que pretende reforçar os laços de afetividade entre a população local e aquele monumento religioso.

 

Fortaleza de Sagres

Dia 23 | 24 | 25 | 10h30, 12h00, 14h00, 15h30, 17h00 – Convite a explorar os recantos do Promontório através de visitas acompanhadas. 

Dia 24 | 18h00 – Conferência “O Património conventual e a paisagem urbana no Algarve”, proferida por Catarina Marado.

Local: Auditório 

Dia 25 | 18h00 – Concerto “Jovens Solistas da Academia”, com o apoio da Academia de Música de Lagos.

Local: Capela de Nossa Senhora da Graça 

Informações: 282 620 140 | [email protected] | [email protected]

 

 

O que são as Jornadas Europeias da Cultura? 

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e contam com a participação de 50 países, tendo como missão sensibilizar a população para a importância de proteger, preservar e valorizar o património. 

Segundo o Igespar – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, coordenador nacional do evento, o tema deste ano – “Património e Paisagem Urbana” pretende sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem, nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo. 

 

Entidades parceiras:

Academia de Música de Lagos

www.academiamusicalagos.com

[email protected]

 

Al-portel – Associação de Defesa do Ambiente e do Património Cultural de São Brás de Alportel

www.al-portel.org

[email protected]

 

ARFA – Associação Regional de Filarmónicas do Algarve

www.arfa.pt

[email protected]

 

Pousada Palácio de Estoi

www.pousadas.pt

[email protected]

Comentários

pub