Monchique apresenta hoje risco máximo de incêndio

O concelho de Monchique é esta quinta-feira um dos doze em Portugal continental e o único no Algarve a apresentar […]

O concelho de Monchique é esta quinta-feira um dos doze em Portugal continental e o único no Algarve a apresentar hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Os dados disponíveis no site de Internet do IM apontam também para um risco muito elevado de incêndio em oito outros municípios algarvios: Aljezur, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, S.Brás, Tavira e Alcoutim.

Por seu lado, Vila do Bispo, Lagoa, Albufeira, Faro, Olhão e Vila Real de Santo António apresentam risco elevado, enquanto o único concelho com risco moderado é Castro Marim.

Em todo o país, o IM aponta para risco muito elevado nos distritos de Faro (oito concelhos), Guarda (sete), Santarém e Viseu (seis), Castelo Branco (quatro), Portalegre (três) e Bragança e Aveiro (um).

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”.

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 104 incêndios, que foram combatidos por 1191 bombeiros com o auxílio de 304 veículos.

O IM prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado em especial por nuvens altas e pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 31 graus Celsius, em Faro de 28 e no Porto de 30.

Comentários

pub