Meteorologia disponibiliza avisos de radar quase imediatos

O Instituto de Meteorologia já disponibiliza avisos de radar meteorológico em Nowcasting relativos a granizo, precipitação forte (de tipo estratificado […]

Radar Meteorológico

O Instituto de Meteorologia já disponibiliza avisos de radar meteorológico em Nowcasting relativos a granizo, precipitação forte (de tipo estratificado e convectivo), wind shear, tempo severo e fenómenos de tipo downburst.

No domínio do diagnóstico e previsão do estado do tempo a muito curto prazo (Nowcasting), o IM diz que parte da sua estratégia «assenta na geração de um conjunto de produtos de aviso, exclusivamente baseados em observação com radar, e sua disponibilização em tempo real aos meteorologistas previsores».

Estes produtos, disponíveis em ambiente de previsão operacional, constituem, segundo o IM, «uma importante ferramenta para sustentar decisões técnicas, com impacte direto na salvaguarda de vidas e bens».

O aviso de granizo identifica áreas onde esteja a ocorrer queda de granizo ou onde esta possa vir a ocorrer num período de 10 minutos após a emissão do aviso.

O aviso de precipitação forte identifica áreas onde esteja a ocorrer precipitação forte acima de um certo limiar, efetuando igualmente a distinção entre regimes estratificados (precipitação contínua) e regimes convectivos (precipitação intermitente).

Pela persistência dos avisos numa dada região, sinaliza áreas onde episódios de cheia repentina possam estar a ocorrer ou vir a ocorrer a curto prazo.

Por seu lado, o aviso de wind shear identifica áreas onde estejam a ocorrer ou possam vir a ocorrer num período curto, circulações intensas de pequena escala espacial, ou seja, fenómenos de vento forte a uma escala essencialmente local.

O aviso de tempo severo (com dois níveis de intensidade), identifica células convectivas susceptíveis de estar a produzir ou vir a produzir a curto prazo, fenómenos de tempo severo.

O aviso de downburst, como o nome sugere, identifica áreas onde este fenómeno de vento forte esteja a ocorrer ou possa vir a ocorrer a curto prazo.

Brevemente, entrarão em exploração operacional mais produtos de aviso, «no sentido de tornar mais robusta esta ferramenta de apoio à previsão».

O IM revela que entre esses produtos,  destacam-se o aviso de convecção severa e o de diagnóstico diferenciado de granizo/saraiva.

Num futuro próximo, deverá igualmente entrar em exploração operacional um produto que visa detetar, de forma mais precoce e rigorosa, células convetivas associáveis a fenómenos de vento forte à escala local.

Comentários

pub