Master Plan de Requalificação Urbana de Portimão vai ser apresentado nas Jornadas Europeias do Património

Portimão associa-se às Jornadas Europeias do Património, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, através de uma programação que, este […]

Portimão associa-se às Jornadas Europeias do Património, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, através de uma programação que, este ano, tem como tema “Património e Paisagem Urbana”, de onde se destaca a apresentação do Master Plan de Requalificação Urbana do Centro Antigo da Cidade.

Serão três dias de (re)descoberta do património e das paisagens urbanas de Portimão, no âmbito desta iniciativa internacional, com várias atividades que convidam pessoas de todas as idades a um maior conhecimento e valorização do património e memórias da cidade.

O ponto alto da programação será a divulgação pública Master Plan para a Regeneração  Urbana do Centro Antigo da Cidade, no dia 23 de setembro, às 18h30, no Teatro Municipal de Portimão. Este projeto reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a elaboração do programa de reabilitação estratégica e sistemática da cidade.

Mas haverá mais atividades durante os três dias. Assim, para a comunidade escolar será realizada a oficina pedagógica “O Património na Casa Manuel Teixeira Gomes”, no dia 23, a partir das 10 horas, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

No mesmo dia, às 21 horas, a Casa Manuel Teixeira Gomes recebe ainda a tertúlia “Património Urbano – Memórias da Cidade”, que conta com a participação dos oradores Valdemar Coutinho, historiador e professor de História da Arquitetura no ISMAT,  a arquiteta da Câmara de Portimão Lucinda Caetano, Frederico Paula, coordenador da equipa de reabilitação urbana, mobilidade e gestão do espaço público da Câmara Municipal de Lagos e Marisa Batista, arquiteta ligada a projetos de vídeoarte.

Os amantes da fotografia digital não foram esquecidos e têm oportunidade de participar no dia 24, entre as 10 e as 16 horas, no concurso “Património Revelado”, em busca de testemunhos de paisagem humanizada, desde elementos arquitetónicos a construções militares, religiosas, senhoriais ou populares, onde se refletem as tradições de antigos ofícios, a relação dos portimonenses com o rio Arade ou a gastronomia local.

Os melhores trabalhos serão objeto de uma exposição, sendo atribuídos prémios às três melhores fotografias, a entregar numa cerimónia marcada para 8 de dezembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

As ruas, praças, largos, edifícios e jardins de Portimão, assim como as suas referências arquitetónicas e significados históricos, poderão ser descobertos nos “Passeios Culturais – Património e Paisagens Urbanas”, agendados para 24 de setembro, a partir das 16 horas.

Por fim, o peddy-paper “007 Famílias… no encalço do Património”, marcado para o dia 25 de setembro, desafia equipas compostas por famílias, com um máximo de cinco elementos, a descobrirem o património e as paisagens da cidade, tendo como “armas secretas” a curiosidade e a diversão, havendo tentadores prémios em disputa.

As fichas de inscrição para o concurso “Património Revelado” e para o peddy paper “007 Famílias… no encalço do Património” encontram-se disponíveis em www.cm-portimao.pt e encerram a 22 de setembro, a mesma data em que são aceites inscrições para os “Passeios Culturais – Património e Paisagens Urbanas”,  sendo que neste caso bastará aos interessados contactar a Casa Manuel Teixeira Gomes, por e-mail gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt ou através do telefone 282458061.

Comentários

pub