Jornadas Europeias do Património convidam a uma “Viagem ao Tempo dos Romanos” em São Brás

Os romanos reclamam o seu território e invadem o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de […]

Os romanos reclamam o seu território e invadem o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel para celebrar as Jornadas Europeias do Património, no próximo sábado, dia 24. Tudo porque, será realizada uma “Viagem ao Tempos dos Romanos”, por sons, aromas, sabores e têxturas, sendo a recriação histórica o desafio lançado a participantes de todas as idades.

A Câmara de São Brás de Alportel associa-se, assim, uma vez mais, às Jornadas Europeias do Património e convida toda a família a partir à descoberta do património, envolto em histórias do passado que regressam ao presente nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Na edição de 2011, as Jornadas celebram-se em Portugal sob o tema «Património e Paisagem Urbana», com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem, entendida no seu sentido mais amplo.

Em São Brás de Alportel, esta iniciativa é celebrada com um conjunto de atividades, coordenadas pelo Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, com a colaboração da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro.

Na sexta-feira, dia 23, às 10 horas, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro é ponto de partida para um divertido Pedi Papper intitulado “Caça aos Tesouros perdidos de São Brás”. Esta atividade lúdico-pedagógica destinada a crianças do 1º ciclo pretende descortinar, passo a passo, a história do património são-brasense.

No sábado, dia 24, as celebrações das Jornadas Europeias do Património têm início às 15h30, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha com a inauguração da exposição “Fragmentos da História de São Brás de Alportel”, patente ao público até 23 de Junho de 2012.

A partir das 16h00, o Centro abre as portas a uma verdadeira “Viagem ao Tempos dos Romanos”, composta por atividades de recriação histórica: jogos, ateliês e muitas aventuras, numa participação do Monte dos Marafados, dança do ventre, arte e artesanato, demonstração gastronómica “Viagem pelos Sabores” com a participação dos chef’s de cozinha Osvalde Silva e João Pereira, acompanhada de petiscos e iguarias, como o saboroso porco preto no espeto…

No domingo, o Ciclo de Passeios Natureza promove um passeio pelo centro histórico, com ponto de partida às 16h00, no Centro da Calçadinha. O percurso segue por ruas seculares, que serpenteiam o burgo antigo da vila, à procura da história que se conta nos recantos da paisagem urbana.

Comentários

pub
pub