Festa do caloiro anima Faro a partir de hoje

Já cheira a caloiro na Universidade do Algarve (UAlg), ou seja, é tempo de mais uma festa de Receção ao […]

Já cheira a caloiro na Universidade do Algarve (UAlg), ou seja, é tempo de mais uma festa de Receção ao Caloiro. A partir de hoje e durante dez dias, haverá muita animação, palavras de ordem e tinta na pele dos novos alunos, numa iniciativa que tem nova casa junto às Piscinas Municipais de Faro.

A mudança de recinto, ou o regresso a um local já por várias vezes utilizado para a Receção ao Caloiro, acontece um ano depois da forte polémica que envolveu a utilização do Largo de São Francisco, em 2010. Na altura, as restrições impostas pela autarquia levaram a que os alunos da UAlg se manifestassem frente aos Paços do Concelho.

Ultrapassada a polémica, os estudantes universitários voltam a ocupar um espaço bem mais isolado, onde os excessos sonoros e de outro tipo não causam tanto impacto.

O som elevado é, de resto, uma das características que marcam esta festa. Seja nos cânticos dos cursos, nas palavras de ordem gritadas por grupos de caloiros e veteranos ou nos concertos, os decibéis tendem a subir na Receção ao Caloiro.

No cartaz musical, como é hábito, não faltará a tónica humorística, a cargo de Rouxinol Faduncho. Iran Costa, Iris, Joana Reis e João Kovac são outros dos nomes que compõem o cartaz.

No que toca a DJ, figuras cada vez mais importantes nas festas universitárias e festivais, destaque para a presença de Crazy Withe Boy no dia 6 de outubro, quinta-feira, para animar a Alcoolização dos Perús. Mr. Kool e Christian F são outros nomes que se destacam.

A festa dos Caloiros só vai decorrer de segunda a sexta-feira desta e da próxima semana, fazendo uma pausa durante o fim-de-semana.

No que à tradição diz respeito, destaque para o Desfile Académico, que percorrerá as ruas de Faro na terça-feira dia 4 de outubro, com cores, mas também cheiros intensos.

A festa termina no dia 7 de outubro com a Monumental Serenata de abertura do ano letivo, que terá lugar na Sé de Faro às 23h59.

Comentários

pub
pub