Feira de S. Miguel começa esta sexta-feira em Olhão

A tradicional Feira de S. Miguel decorre em Olhão, entre os dias 23 e 29 de setembro, na zona da […]

A tradicional Feira de S. Miguel decorre em Olhão, entre os dias 23 e 29 de setembro, na zona da Quinta João de Ourém. Com horário entre as 13h00 e a 01h00, esta iniciativa de cariz popular apresentará este ano algumas novidades. 

Entre as melhorias que a feira olhanense apresenta este ano, destaque-se a inovação da animação musical, entre outras surpresas, para além dos habituais divertimentos. 

Datam do século XVIII os primórdios deste evento, autorizado por alvará régio para que passasse a feira franca com o objetivo de estimular o comércio local.Entretanto, esta carismática festividade sofreu muitas alterações e passou por vários locais. 

Entre outros sítios e datas, diz o Correio Olhanense que, em 1924, havia “tendas, barracas, tômbolas, teatros, circos, etc”. Ainda segundo este periódico, teriam chegado à feira, em 1948, “barracas de quinquilharias, os improvisados restaurantes; os carros com precioso sumo de Baco, os circos com os seus palhaços ou os automóveis eléctricos”. 

Em 1924, a feira realizava-se no Largo das Prainhas havendo notícia, logo em 1928, da sua localização no largo anexo à litografia velha e Avenida Bernardino da Silva. Em 1984, a mesma realizava-se em terrenos da antiga horta de Martins de Brito, a sul do hospital. 

 

 

 

Comentários

pub