Faro recebe seminário «Inovar em Turismo pelo Conhecimento e Criatividade»

A Enterprise Europe Network e a CCDR Algarve, em colaboração com a Comissão Europeia, organizam no próximo dia 7 de […]

A Enterprise Europe Network e a CCDR Algarve, em colaboração com a Comissão Europeia, organizam no próximo dia 7 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, um seminário internacional designado «Inovar em Turismo pelo Conhecimento e Criatividade».

Trata-se de uma iniciativa integrada na Campanha Europeia de sensibilização para a Inovação de Serviços e também na Semana Europeia das PME 2011.
 
A competitividade do setor turístico depende cada vez mais do conhecimento gerado e partilhado em ambientes colaborativos envolvendo agentes institucionais, empresariais e científicos; esse conhecimento, por sua vez, deve dar origem a inovação do produto/serviço, dos processos ou da própria organização e marketing das empresas.

A gestão do conhecimento e da inovação deve ser organizado e sistematizado, para proporcionar resultados económicos mais efectivos, quer ao nível dos clusters sectoriais quer em cada empresa individualmente.

A importância da tecnologia e da criatividade nestes processos de inovação tem sido reconhecida e valorizada nos mais importantes fóruns internacionais.
 
Neste contexto, o seminário em referência proporciona o conhecimento de projetos e boas práticas regionais e empresariais e a opinião de especialistas nas temáticas em análise.
 
O caso das Ilhas Baleares, em Espanha, é relevante, pois retrata uma região com um setor turístico maduro e de grande peso económico, que organizou um Agrupamento Empresarial Inovador para o Turismo e desenvolveu uma importante relação entre o setor tecnológico e o setor turístico, patente nas atividades do cluster “Balears.t”.

Estão previstas duas comunicações de reputados peritos durante o painel da manhã e o workshop “Tecnologia e Turismo”.
 
No painel da tarde, a COTEC Portugal irá referir-se à aplicação do seu modelo de gestão da inovação a empresas turísticas, realçando as especificidades a ter em consideração em contraponto à sua utilização em empresas industriais.

O Grupo Tivoli, por sua vez, apresentará a sua experiência em termos de práticas de inovação, nomeadamente através do desenvolvimento do seu premiado serviço “Experience More”.
 
Gostaríamos ainda de destacar a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas (também ligado ao evento “Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura”), que irá refletir sobre o papel essencial que as atividades criativas e culturais pode exercer na inovação em turismo.
 
As inscrições para o seminário “Inovar em Turismo pelo Conhecimento e Criatividade” são gratuitas e estão a decorrer através de formulário existente no website da CCDR Algarve – www.ccdr-alg.pt .

Comentários

pub