Concurso Scruffts elege Rafeiro do Ano 2011 em Lagoa

O 12º Concurso de Rafeiros Scruffts 2011 decorre no domingo, dia 18 de setembro, no recinto da Fatacil em Lagoa. O […]

O 12º Concurso de Rafeiros Scruffts 2011 decorre no domingo, dia 18 de setembro, no recinto da Fatacil em Lagoa.

O popular evento, que pretende alertar para a causa dos animais abandonados e maltratados e para a necessidade de os proteger, espera receber centenas de visitantes, que desfilarão com os seus amigos rafeiros.

A organização, que cabe à Associação para a Proteção dos Animais do Algarve (APAA), fundada em 1995 por um grupo de estrangeiros residente no Algarve há largos anos, quer, através do evento, mostrar à comunidade algarvia o importante papel que os animais têm nas nossas vidas.

Outro dos grandes objetivos da APAA é angariar fundos para a construção de um Centro de Acolhimento para Animais no Algarve.

«A problemática do abandono e maus-tratos de animais de estimação em Portugal preocupa a quem se dedica diariamente ao seu bem-estar e defende, incansavelmente, a sua proteção através da criação de direitos que possam ser reivindicados», salienta a APAA.

Desta forma, «torna-se imperativo uma maior envolvência por parte do público português neste tipo de eventos, onde a sensibilização para a causa animal é tema principal», acrescenta a associação.

Para alcançar uma maior audiência, os cães com pedigree não ficaram de fora da organização e também eles terão a oportunidade de participar no concurso em categorias para o efeito.

Os concursos ‘Scruffts’ são bastante populares no Reino Unido e a adaptação algarvia não foge muito ao formato original, se não for ainda mais especial pela multiculturalidade em evidência.

Com início às 10h00, o evento começa com a inscrição dos cães nas diversas categorias (num total de 20 categorias) e decorre até as 17h00, sempre com um formato ligeiro e divertido, apelando assim a todas as idades.

A deliberação dos vencedores nas várias categorias ficará a cargo de um júri independente, mas também o público pode participar na votação com duas categorias criadas para este fim.

Todos os vencedores receberão uma taça, uma roseta, voucher para uma sessão fotográfica com o cão, entre outros prémios.

O programa do Scruffts 2011 inclui a presença de expositores de diversos ramos de atividade, uma zona de adopção de animais, feira de artesanato, pinturas faciais para crianças, um concurso fotográfico com o tema ‘O Meu Melhor Amigo’e área de comes e bebes.

Apenas cães com as vacinas em dia poderão participar no concurso. Estarão presentes, no acto de inscrição, veterinários que verificarão o boletim de vacinas de cada animal.

A entrada para o evento custa 2 euros e crianças até aos 12 anos entram gratuitamente. A participação por categoria custa 3 euros, sendo possível concorrer em várias.

Para mais informações, contactar scrufftsalgarve@yahoo.co.ukou visitar o site da APAA -www.apaaportugal.com .

Foto de: Elisabete Rodrigues

Comentários

pub