Chef Manuel Pires reinventa sabores tradicionais na Demonstração Gastronómica de São Brás de Alportel

«Setembro, mês da Uva» revela novos sabores intemporais pela mão do chef Manuel Brazão Pires, em mais uma demonstração gastronómica […]

«Setembro, mês da Uva» revela novos sabores intemporais pela mão do chef Manuel Brazão Pires, em mais uma demonstração gastronómica no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, este sábado, dia 24.

«Formado em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria do Algarve há apenas 4 anos, Manuel Brazão Pires já marcou presença em diversos espaços de prestígio e participou em importantes concursos gastronómicos», refere a Câmara de São Brás de Alportel em nota de imprensa.

Para este jovem de 25 anos, a «cozinha é um universo» que o seduz mas, gosta, em particular, da Cozinha Portuguesa, porque é «muito completa, cheia de aromas, cores, essências e sabores». O chef rende-se ao irresistível desafio de «remexer no receituário e dar-lhe um toque contemporâneo, preservando sempre a qualidade e tradições».

Em mês de vindimas, Manuel Pires propõe uma saborosa ementa composta por quatro pratos originais que aliam a saúde, a qualidade e o requinte aos vinhos do Algarve. A demonstração gastronómica terá início com apresentação da sopa «Nos feijões quentes e brancos, escalda-se um coelho», seguindo-se a entrada de «Camarão bronzeado à sombra de uma laranjeira, num pôr de sol algarvio», o prato principal «Carapau xeremgado, aconchega-se numa chemela refrescante» e a sobremesa «Numa manhã amendoada, enxerta-se uma figueira e alfarrobeira…»

A tradição algarvia está, deste modo, presente na tipicidade dos nomes que é salteada com a inovação e criatividade dos jovens chef’s são-brasenses que, mês após mês, invadem o Mercado Municipal de sabores e aromas irresistíveis.

Comentários

pub
pub