Câmara de Odemira investe 2 milhões de euros na Educação

O Município de Odemira vai investir cerca de dois milhões de euros no ano letivo 2011/2012, com o objetivo de ajudar […]

O Município de Odemira vai investir cerca de dois milhões de euros no ano letivo 2011/2012, com o objetivo de ajudar os alunos na sua vida escolar, contribuir para o sucesso nos estudos e apoiar as famílias mais carenciadas.

Atualmente, Odemira conta com cerca de 900 alunos em 22 escolas do 1º ciclo e 380 crianças em 20 estabelecimentos de ensino pré-escolar.
 
Entre alimentação, auxílios económicos, prolongamento de horários, atividades de enriquecimento escolar, transportes, telecomunicações, manutenção do parque escolar e bolsas de estudo, o ano letivo 2011/2012 representa para a autarquia odemirense perto de dois milhões de euros em despesa corrente.

«Apesar das restrições económicas e aperto nas contas da administração local, não haverá cortes orçamentais no valor destinado à Educação e à Ação Social Escolar», salienta a autarquia em nota de imprensa.

O Município de Odemira considera «fundamental criar as melhores condições possíveis para a igualdade no acesso à educação, o mais relevante mecanismo de oportunidade de vida», reconhecendo ser este «um investimento na formação das crianças e jovens do concelho e garante da melhoria da qualidade de vida».

  
No âmbito da Ação Social Escolar para o ano letivo 2011/12, foram concedidos 530 apoios no fornecimento de refeições (em dois escalões), numa despesa de mais de 355.674 euros.

A autarquia odemirense garante o fornecimento de refeições a todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

O Município aprovou a atribuição de 770 cheques a alunos do 1º ciclo, para aquisição de manuais e material escolar, no comércio local, numa despesa de 19.650 euros.

Na educação pré-escolar, no âmbito do programa de apoio à família, os prolongamentos de horários nos jardins-de-infância, assegurados pela autarquia através de protocolos com diversas instituições locais, representam uma despesa de cerca de 58.900 euros.
 
As atividades de enriquecimento curricular para o 1º ciclo, protocoladas entre o Município e quatro instituições locais, que garantem aulas de inglês, música, atividade física, expressão dramática ou outras, implicam uma despesa de 369.000 euros.
 
O Município de Odemira assume ainda uma despesa na ordem dos 95 mil euros na manutenção e pequenas reparações nas escolas do pré-escolar e 1º ciclo, bem como nos custos decorrentes das ligações telefónicas para as tecnologias de informação e comunicação, sendo essa competência delegada nas Juntas de Freguesia, com as devidas transferências de verbas.
 
Os transportes escolares são outro encargo de peso para Odemira, tanto nos subsídios para os transportes públicos, como nos circuitos especiais assegurados pelas Juntas de Freguesia e pelos serviços municipais.

Mais de um milhão de euros é o montante que o Município gasta anualmente no transporte de crianças.
 
A atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino universitário tem sido regra do Município de Odemira, de forma apoiar as famílias no investimento na educação e formação dos seus filhos. Para este ano letivo está previsto o valor de 67 mil euros em bolsas de estudo.

Comentários

pub