Câmara de Lagos quer fechar duas escolas primárias depois de as aulas terem começado

A Câmara Municipal de Lagos tenciona encerrar as escolas do 1º ciclo do ensino básico do Sargaçal e a nº2 […]

A Câmara Municipal de Lagos tenciona encerrar as escolas do 1º ciclo do ensino básico do Sargaçal e a nº2 de Lagos e tranferir alunos e professores para outros agrupamentos escolares, denunciou esta quinta-feira o Sindicato dos Professores da Zona Sul.

A autarquia anunciou o fecho após o início do ano letivo, alegando que «não têm possibilidade de servir refeições nessas escolas», referiu um elemento do sindicato.

Para o sindicato, a decisão pode ser ilegal e, em declarações à Radio Pax, Joaquim Páscoa, desta organização, disse que «parece que já têm a autorização da direção regional» para deslocar os alunos das escolas do Sargaçal e nº2 de Lagos, mais conhecida como Escola dos Bombeiros.

O presidente da Câmara Júlio Barroso argumentou, na quinta-feira, à Antena1, que, «tendo em conta a baixa demográfica, há salas em escolas recentemente construídas de raiz ou alvo de requalificação que estão fechadas por não terem alunos».

Por isso, «analisadas as propostas em termos de equipamentos e de recursos humanos das escolas básicas do concelho» foi tomada a decisão de fechar os dois estabelecimentos e de transferir os alunos, estando ambos os equipamentos escolares «referenciados na Carta Educativa do concelho, há vários anos, como escolas a desativar».

Júlio Barroso, face às denúncias feitas pelo Sindicato de Professores, admitiu este encerramento que acontece após o início do ano letivo 2011/2012, no mesmo dia em que visitava estabelecimentos escolares do concelho.

Segundo o edil, a ideia é transferir as duas turmas da escola do Sargaçal, uma com 12 e outra com 14 alunos, e as três turmas da nº2 de Lagos para estabelecimentos com mais espaço e condições.

Contactada pelo Sul Informação, fonte do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara de Lagos avançou que existe «esta proposta de encerramento das duas escolas, estando previstas na próxima semana duas reuniões com os encarregados de educação, na segunda e terça-feira, para avaliar as consequências e tomar uma decisão».

Esta intenção de encerrar as duas primárias e tranferir os alunos só foi comunicada pela autarquia aos agrupamentos escolares do concelho numa reunião que decorreu na semana passada, nos primeiros dias deste ano letivo.

A ser tomada, esta decisão será, como afirmou Júlio Barroso, no melhor interesse dos alunos e pais, ainda que o autarca admita que «estas mudanças trazem sempre alguma perturbação».

A escola do Sargaçal fica a seis quilómetros do centro de Lagos, enquanto a primária nº 2 situa-se junto à sede dos Bombeiros, no perímetro urbano da cidade.

Comentários

pub