Blogue recorda a história do Turismo algarvio

As «Memórias do Turismo do Algarve» estão a ser recordadas todos os dias, desde o início de setembro, no blogue […]

As «Memórias do Turismo do Algarve» estão a ser recordadas todos os dias, desde o início de setembro, no blogue da entidade, em blog.turismodoalgarve.pt.

Esta é a nova iniciativa para promover a tradição turística da região e decorrerá em linha até ao final do ano.

Quem é que ainda se lembra da campanha publicitária que na década de 70 do século XX utilizava o slogan «Há sempre um Portugal desconhecido… que espera por si»? Não é preciso puxar muito pela memória, porque o blogue do Turismo do Algarve está a recuperar material que ajudou a construir a imagem do Algarve e de Portugal como destino turístico.

Um cartoon do ilustrador Marçal de Sousa Lopes, um guia Shell editado em 1944 e dedicado ao Algarve ou um guia turístico de 1951, da autoria de Manuel do Nascimento, que descreve as belezas desta região «ardente e sonhadora», são alguns dos documentos resgatados do acervo do Centro de Documentação e Informação do Turismo do Algarve e já publicados no blogue.

Mas esta iniciativa – que surge associada às comemorações do «Centenário do Turismo em Portugal 1911-2011» – está também aberta à participação do público.

As histórias pessoais relacionadas com a evolução turística da região ou o postal algarvio até agora escondido no fundo de uma gaveta podem ser os novos protagonistas desta ação. Basta para isso enviar estes (ou outros) contributos para o e-mail blog@turismodoalgarve.pt.

Até ao final do ano, serão divulgados mapas, folhetos turísticos, anúncios, marcas, slogans e fotografias que durante um século transformaram o Algarve no principal destino turístico do país. E para os conhecer, só terá de seguir de perto o blogue.

Comentários

pub