Beja: Experiências a Sul convidam à descoberta dos melhores prazeres do Alentejo

Experiências a Sul é o mote dos eventos que, de 7 a 9 de outubro, transformam Beja no principal palco […]

Experiências a Sul é o mote dos eventos que, de 7 a 9 de outubro, transformam Beja no principal palco de atenções do País. Vinipax, Olivipax, Beja Gourmet, Festival das Gastronomias Mediterrânicas, Beja Brava e Beja Kids são as propostas para uma semana em grande na capital do Baixo Alentejo.

Provas de vinhos e de azeites, show cooking com conceituados chefs, aulas de culinária, wine bar, lounge das gastronomias, ateliers, worshops, demonstrações de toureio, colóquios e palestras, apresentações de livros, sessões de autógrafos e, além de muitas outras surpresas para miúdos e graúdos, “Experiências a Sul” prometem ainda muita animação noturna.

A Vinipax e Olivipax, que contam com a presença de mais de 100 expositores de vinho e azeite do Alentejo, Tejo, Península de Setúbal e Algarve, já se tornaram eventos de referência nacional que atraem anualmente milhares de visitantes de todo o País.

Estes eventos mostram, vendem e dão a provar alguns dos melhores vinhos e azeites do País, alguns dos quais com prémios europeus e mundiais.

A Beja Gourmet apresenta-se com oito restaurantes de tapas e petiscos funcionando, pela noite dentro, como lounge wine.

“Experiências a Sul” apresenta este ano como grande novidade o Festival Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas que, organizado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, coincide no espaço e no tempo com a Vinipax, Olivipax e Beja Gourmet.

Dedicado à gastronomia mediterrânica, o Festival promove conferências, debates e demonstrações de cozinha com chefes convidados.

É ainda dada expressão à cultura, à tradição e à sofisticação de uma gastronomia ímpar em riqueza, recentemente classificada como Património Imaterial da Humanidade.

Outra das novidades apresentadas este ano é a primeira edição da Beja Brava com um pavilhão temático que inclui dezenas de expositores relacionados com o universo taurino.

A Beja Brava oferece ainda colóquios, concursos e exposições, incluindo as mostras dos cartéis de corridas realizadas em Beja, pinturas de António Inverno e fotografias de Nelson Lampreia e Vitor Besugo.

As escolas do concelho de Beja serão também desafiadas a participar em concursos de pintura e fotografia.

Mas as mais fervorosas emoções vão acontecer na arena que será instalada no Parque de Feiras e Exposições com demonstrações de toureio.

No dia 8 de outubro, sábado, na Praça de Toiros José Varela Crujo, realiza-se o Festival Taurino CerciBeja, com a presença do Grupo de Forcados Amadores de Cascais. Marca também presença na Beja Brava o matador de touros, Jorge Mendes.

Beja Kids, um Festival Infanto-Juvenil, é mais um evento que vai atrair as atenções para Beja: dois grandes espetáculos prometem fazer as delícias dos mais jovens e respectivos acompanhantes – “Lazy Town – Vila Moleza” e o “Ruca” que vai estrear, no mês de outubro em solo nacional, a sua Festa Surpresa.

O Beja Kids vai ainda colocar à disposição dos mais jovens um mega-parque de diversões que vai contar com a presença de dezenas de animadores, ateliês, insufláveis, piscinas de bolas, pistas de rádiomodelismo, escorregas, matraquilhos humanos, entre muitas outras actividades e iniciativas.

O Beja Kids disponibiliza, de forma gratuita (durante hora e meia), serviço de baby sitter com oferta de muitas atividades de animação.

Os eventos que vão atrair todas as atenções sobre Beja decorrem de 7 a 9 no Parque de Feiras e Exposições.

Comentários

pub