Albufeira comemora Dias Mundiais da Arquitetura e do Habitat com crianças do 1º Ciclo

O Município de Albufeira associa-se às comemorações do Dia Mundial da Arquitetura 2011, que coincide com o Dia Mundial do Habitat, […]

O Município de Albufeira associa-se às comemorações do Dia Mundial da Arquitetura 2011, que coincide com o Dia Mundial do Habitat, através de uma ação dedicada às crianças do 1º Ciclo do ensino básico do concelho.  

No próximo dia 3 de outubro, os estudantes do concelho com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, vão assistir a um documentário didático, com o título “Da Natureza Nascem as Casas: um contributo para a educação patrimonial”.

A iniciativa tem início às 10h00, no Auditório Municipal, e pretende sensibilizar os mais novos para as questões relacionadas com a preservação do nosso património construído, com a importância da salvaguarda e a perpetuação das práticas e materiais tradicionais de construção, das várias profissões associadas e ainda do valor ecológico que estes aspetos representam.

O documentário resultou de um projeto piloto a nível nacional levado a cabo pelo Município, que permitiu a um grupo de alunos do concelho participar em diversas construções à sua escala, utilizando materiais e técnicas e tradicionais.

Para além do documentário, foi ainda apresentada uma exposição itinerante sobre o trabalho realizado, que também irá estar patente no Auditório Municipal no âmbito do programa comemorativo do Dia Mundial da Arquitetura e Dia Mundial do Habitat.

Para o vice-presidente do Município, “é fundamental incentivar e motivar as crianças, desde cedo, a adotar boas práticas ambientais e a tomar consciência da necessidade de preservar o meio ambiente”.

José Carlos Rolo sublinha que “estas iniciativas pedagógicas são uma excelente forma de aproximar os mais pequenos deste tipo de conceitos”.

Esta é uma organização da Câmara Municipal de Albufeira, através do seu Gabinete de Reabilitação Urbana (GRUA) e Divisão de Educação.

Comentários

pub