Albufeira acolhe Fórum sobre Fibromialgia e SFC

A MYOS-Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica -vai promover em Albufeira, no próximo dia 24 de […]

A MYOS-Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica -vai promover em Albufeira, no próximo dia 24 de setembro, um Fórum com vista a alertar as entidades oficiais e opinião pública para a realidade desta patologia em Portugal. A iniciativa tem ainda por objetivo a apresentação do Núcleo da MYOS, em Albufeira.  

A partir das 14h30 do dia 24 de setembro, o Auditório Municipal de Albufeira abre as portas ao Fórum sobre Fibromialgia e SFC- Síndrome de Doença Crónica, uma organização da MYOS com o apoio da autarquia. 

Cristina Fidalgo Sequeira, presidente desta associação sem fins lucrativos, salienta que é importante desenvolver ações de sensibilização para que se suscite “a atenção do maior número de pessoas para esta realidade, que leva muitas vezes à incompreensão dos doentes nos seus locais de trabalho, por parte de amigos e mesmo de familiares”. A iniciativa pretende ainda “lançar o repto para o avanço da investigação quer relativamente às causas desta patologia, quer na procura de tratamentos mais eficazes e ao alcance da generalidade dos pacientes”. 

A Fibromialgia é uma doença reumática de causa desconhecida e natureza funcional, que origina dores generalizadas nos tecidos moles, sejam músculos, ligamentos ou tendões. A dor causada por esta patologia é acompanhada de alterações quantitativas e qualitativas do sono, fadiga, cefaleias e alterações cognitivas, como a perda de memória, dificuldade de concentração, irritabilidade e depressão, entre muitos outros sintomas. 

A Myos possui um Núcleo em Albufeira, com atendimento no terceiro sábado de cada mês (com exceção de dezembro), na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, a partir das 15h00. Para mais informações ou esclarecimentos, contactar o número 919 768 213 (Alice Romão).

Comentários

pub
pub