Fotógrafo algarvio Bruno Gonçalves expõe melhores trabalhos em nova mostra fotográfica

Fotografias «são a minha visão de quando estava a presenciar aqueles momentos de tempestade, os quais tento retratar enquanto fotógrafo», revelou em entrevista ao Sul Informação

Foto: Bruno Gonçalves

O fotógrafo algarvio Bruno Gonçalves, um «apaixonado, desde pequeno, pela observação dos céus», vai apresentar alguns dos seus melhores trabalhos na exposição intitulada “ATMÓS – O lado mais intenso (mas belo) da Atmosfera!”, a ser inaugurada no dia 4 de Dezembro, às 16h00, na Galeria N118, em Alpiarça (Santarém).

A exposição fotográfica tentará mostrar «algumas imagens de tempestades que tenho captado ao longo dos últimos anos, principalmente nos Estados Unidos da América», e «haverá uma fotografia mais recente da deslocação a La Palma», revelou Bruno Gonçalves, o jovem caçador de tornados algarvio, em entrevista ao Sul Informação.

Através das imagens apresentadas nesta exposição, o fotógrafo tentará mostrar , «não só o lado belo dessas fotografias, devido ao aspeto poderoso, grande e magnífico que as tempestades demonstram», mas também «o lado intenso destas, que podem, ao mesmo tempo, causar destruição para quem vive naqueles lugares».

«Esta exposição vai tentar mostrar como as duas coisas estão sempre conjugadas e como são inerentes umas às outras», realçou.

Estas fotos «são a minha visão de quando estava a presenciar aqueles momentos de tempestade, os quais tento retratar enquanto fotografo».

Algumas das imagens têm merecido destaque nacional e internacional como, por exemplo, na ilustração do mês de Fevereiro do calendário de 2020 da “Severe Weather Europe” e na revista “National Geographic Portugal”, nas edições dos meses de Setembro e Dezembro de 2019.

 

Bruno Gonçalves – Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

 

Bruno Gonçalves revelou ainda ao Sul Informação que «não serão muitos os fotógrafos portugueses que, feliz ou infelizmente, terão as oportunidades que tenho para fotografar e presenciar estas tempestades, principalmente nos Estados Unidos da América», podendo este ser um dos fatores para que estas imagens ganhem ainda maior destaque.

A exposição estará patente até ao dia 30 de Dezembro, podendo ser visitada todos os dias, das 10h30 às 13h00 e das 15h00 às 18h30, estando o espaço encerrado às segundas-feiras.

De modo a reunir os registos fotográficos e em vídeo que vai fazendo, Bruno Gonçalves criou, em 2013, um portfólio online.

O fotógrafo foi já premiado com um dos seus vídeos, “ATMÓS”, realizado com a técnica de timelapse, no Oniros Film Awards, na categoria de filmes curtos, e integrou a seleção oficial no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, no Barcelona Planet Film Festival e no Lookout Wild Film Festival.

 

 



Comentários

pub