Altice alarga rede de fibra ótica a 80% do território de Faro

Rede vai ultrapassar as fronteiras das zonas urbanas e chegar a locais mais remotos do concelho

A Altice Portugal vai aumentar a rede de fibra ótica de Faro e conta ter 80% do concelho coberto até «ao terceiro trimestre de 2019», anunciou esta quarta-feira Alexandre Fonseca, presidente executivo da empresa de telecomunicações.

O protocolo de cooperação entre a Câmara e a Altice que permitirá esta segunda vaga de investimento na rede de fibra de ótica de Faro foi assinado hoje, na capital algarvia. Este foi o primeiro de vários acordos que Alexandre Fonseca vai celebrar, hoje e amanhã, durante a visita da comissão executiva da empresa à região algarvia.

Hoje, em Faro, também foi anunciado o apoio da Altice Portugal ao Algarve Tech Hub, polo tecnológico que vai nascer na capital algarvia.

O alargamento da rede de fibra ótica permitirá «sair das zonas urbanas e passar a cobrir zonas ditas de interior, combatendo a desertificação», considerou o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, durante a sessão de assinatura do protocolo.

Isto porque a fibra ótica permite melhor e mais estável acesso à internet que, na visão do edil farense, «é já uma necessidade básica».

«Temos uma cobertura de 96% da rede de abastecimento de água e de 90%, na de saneamento. Estes 80% rivalizam com estes números», acrescentou.

«Foi, sem dúvida, um dia importante para o nosso concelho. Os acordos estabelecidos com a Altice terão impactos diretos na afirmação do nosso concelho em diversos níveis», concluiu Rogério Bacalhau.

Já Alexandre Fonseca salientou que o alargamento da rede «será determinante para a criação de valor e de investimento privado, ajudando a captar mais empresas e investimento para a região com criação de mais emprego».

«Ao mesmo tempo, pretendemos ainda garantir uma maior eficiência das empresas já sediadas neste concelho. Falamos de mais de uma cobertura de fibra ótica de mais de 80% do território. Este é também o nosso contributo de proximidade para o desenvolvimento da economia do país e este é um dos vetores chave da nossa estratégia para Portugal», disse o presidente da Altice Portugal.

A intervenção em Faro é uma das muitas que está prevista na estratégia de «expansão e fortalecimento da resiliência de infraestruturas fixas e móveis de nova geração» da Altice, que prevê gastar 5,3 milhões de euros em todo o país, até 2020, para garantir que Portugal é «o primeiro país da Europa com uma cobertura de fibra ótica de 100%».

Comentários

pub