Universidade do Algarve participa em projeto de promoção da Dieta Mediterrânica

Projeto vai durar 48 meses

O desenvolvimento de uma rede de cooperação entre várias regiões para promover a Dieta Mediterrânica é o objetivo de um projeto na qual a Universidade do Algarve vai participar e cujo lançamento decorreu na semana passada, no Parque Nacional de Cilento e Vallo di Diano, em Itália.

Este projeto chama-se MD.Net: When Brand Meets People.

A iniciativa da semana passada teve como principais objetivos lançar os primeiros pilares para o desenvolvimento da rede de cooperação entre as várias regiões do espaço mediterrâneo envolvidas no projeto e a identificação dos principais desafios das comunidades locais na adoção das práticas associadas ao conceito da Dieta Mediterrânica.

Nesse sentido foram abordadas e debatidas temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica, como um estilo de vida e uma oportunidade para o desenvolvimento do território, sem esquecer os produtos, a tradição, regulamentação e inovação.

O debate focou-se também nos contornos do território, recursos hídricos, acessibilidade, pertença, agricultura e paisagem. Foram ainda apresentadas as principais conclusões e propostas de futuras ações a implementar no âmbito da promoção da Dieta Mediterrânica.

De um modo geral, o projeto MD.Net: When Brand Meets People visa reforçar a exploração mais ampla do conceito da Dieta Mediterrânica, através da utilização de ferramentas inovadoras e reforço das redes de cooperação interregionais, reconhecendo a Dieta Mediterrânica como uma oportunidade para o crescimento inteligente das áreas rurais.

O projeto conta com a participação de 13 parceiros, de nove países do espaço mediterrâneo: Itália, Portugal, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Espanha, Eslovénia, Grécia, Chipre, Albânia.

No decorrer do projeto estão previstas seis grandes atividades. A atividade 1. MD.Data consistirá na recolha e partilha de conhecimento acerca da Dieta Mediterrânica através de uma plataforma transnacional. Na atividade 2. MD.Brand será desenvolvida uma identidade e cooperação interregional, através da implementação de metodologias comuns de apoio às pequenas e médias empresas.

A atividade 3. MD.InC permitirá o desenvolvimento de um conjunto de produtos e serviços. Na atividade 4. MD.Brain serão realizados cursos e workshops especializados, ao passo que na atividade 5. MD.Gov serão desenvolvidas e reforçadas as redes de cooperação entre os principais atores regionais.

Para terminar, a atividade 6. MD.TN.net permitirá a implementação de ações de capitalização e transferência de resultados a outras regiões do espaço Mediterrânico.

Este projeto tem a duração de 48 meses e é cofinanciado pelo programa Interreg Med. Para mais informações, basta clicar aqui.

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