Tertúlia, exposição e passeio celebram Património em Odemira, Montemor-o-Novo e Moura

“Partilhar Memórias” é o tema genérico da edição deste ano das Jornadas Europeias do Património

Uma tertúlia em Odemira, a exposição “Montemor-o-Novo, Destino Turístico” ou um passeio do Castelo de Moura até Pisões são atividades das Jornadas Europeias do Património, que se assinalam de 28 a 30 de Setembro.

Em Odemira, “Partilhar Memórias” é o tema da tertúlia agendada para o dia 28 de Setembro, às 16h00, na Igreja da Misericórdia.

O Município de Odemira vai juntar investigadores, dinamizadores, artesãos e artistas para uma conversa sobre diferentes perspetivas, experiências, ameaças e oportunidade das diferentes manifestações e tradições culturais do concelho. Em debate estarão temas como os mastros tradicionais, a viola campaniça, o cante de improviso/baldão, a viola campaniça, as profissões antigas e a poesia popular.

Como convidados estarão presentes Marta Guerreiro (Coordenadora do projeto de investigação sobre os Mastros tradicionais “Da Terra ao Céu” do concelho de Odemira – Associação Pé-de-Xumbo), Pedro Mestre (Coordenador do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso), Antero Silva (Dinamizador Cultural de iniciativas de impacto no concelho), Daniel Luz (Artesão construtor de instrumentos de corda, que já foi entrevistado pelo Sul Informação), José Guilherme (Moleiro Municipal) e Manuel da Graça (poeta popular).

O professor e historiador António Quaresma assumirá o enquadramento e moderação da Tertúlia.

Daniel Luz

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira e insere-se no programa do Setembro Cultural. A participação é livre.

Quanto a Montemor-o-Novo, durante estes dias a Torre da Má Hora do Castelo estará aberta para visita livre e o Centro Interpretativo do Castelo tem entradas gratuitas.

Ainda incluída nestas jornadas está a inauguração da exposição do Concurso de Fotografia Digital “Montemor-o-Novo, Destino Turístico”, que se realiza a 29 de Setembro, às 18h00, no Rossio.

Já em Moura, uma das atividades inclui uma deslocação, às Escolas básicas de 1º ciclo do concelho, de pessoas que possam partilhar com os alunos as suas experiências de vida ou falar sobre um determinado tema.

A ideia é que sejam abordados diferentes temas, mas com relevância na História Local.Esta iniciativa decorre de 28 de Setembro a 4 de Outubro, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Já a exposição de fotografia e vídeo “Criar Memórias – festividades tradicionais no concelho de Moura” vai estar patente de 30 de Setembro a 16 de Novembro, na Galeria do Espírito Santo na Rua da Romeira, e pode ser visitada das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Por fim, haverá um percurso pedestre alusivo ao tema água, no dia 29. A visita inicia-se no Castelo de Moura, local da primeira fábrica da Água Castello. De seguida haverá um passeio até à atual fábrica, nos Pisões, num percurso de quase 4 quilómetros.

Também está prevista uma visita à unidade de engarrafamento e ao Museu Castello.

Comentários

pub