Tempo quente e seco aumenta risco de incêndio no Algarve no fim de semana

População deverá evitar comportamentos de risco que possam levar a deflagração de incêndios

O fim de semana trará ao Algarve tempo quente e seco e colocará quase toda a região em risco elevado a máximo de incêndio. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para máximas a rondar os 33 graus, vento moderado e baixa humidade, fatores que aconselham a cuidados máximos, para evitar fogos.

Na sexta-feira, a temperatura deverá subir aos 33 graus, em alguns locais da região, com o vento a soprar de fraco a moderado de noroeste. A Humidade Relativa do Ar deverá rondar os 29%.

No sábado, as condições serão em tudo semelhantes ao dia anterior, com exceção da direção do vento, que soprará de Leste, e do nível de humidade, que deverá subir para os 36%.

No domingo, o calor vai apertar ainda mais, estando prevista uma ligeira subida da temperatura máxima, para os 34 graus, associada a vento moderado de Leste e humidade relativa de 18%.

Estas condições climatéricas, alerta a Proteção Civil, são propícias à ocorrência de incêndios, além de poderem afetar grupos da população mais vulneráveis às altas temperaturas.

Assim, deve ser redobrado o cuidado, evitando comportamentos de risco, especialmente em zonas de floresta e rurais. A população mais vulnerável, como crianças e idosos, deve evitar sair à rua quando o calor apertar mais.

Comentários

pub