Semana da Mobilidade tem barco solar, 100 bicicletas na escola e app com percursos de Lagoa

Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão e São Brás de Alportel são os Municípios algarvios que aderem a mais uma Semana Europeia da Mobilidade

O “Dia 100 Bicicletas” nas escolas de Loulé, um passeio de barco solar pelas «margens da história do Arade», em Portimão, ou o lançamento de uma aplicação com os percursos de natureza do concelho de Lagoa. Estas são atividades integradas na Semana Europeia da Mobilidade, que se assinala de 16 a 22 de Setembro em seis concelhos do Algarve. 

O tema deste ano é “Combina e Move-te”, pretendendo dar ênfase ao transporte multimodal. O objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia é «facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade», com mais impacto no «que se refere à utilização do automóvel particular».

Como já é hábito, o Dia Europeu Sem Carros será o culminar das atividades de toda a Semana.

 

Faro:

Na capital do Algarve, a 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros, haverá atividades na zona do Parque de Lazer das Figuras, com a Rua António Henrique Balté a estar fechada ao trânsito.

Com o apoio da Divisão de Desporto da Câmara de Faro, terá lugar um passeio de bicicleta citadino, às 10h00, e uma palestra sobre “Cidades para as pessoas”, ao final da tarde.

 

Lagoa:

Em Lagoa, no dia 21, haverá uma visita aos projetos de mobilidade existentes no concelho. Também está prevista a apresentação dos investimentos feitos, nesta área, bem como o lançamento de uma aplicação, ligada à Smart City.

Nessa aplicação, estarão indicadas as ciclovias e vias pedonais do concelho, com indicação, ainda, dos percursos de natureza.

 

Lagos: 

Lagos, com a colaboração de empresas e associações do concelho, volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade com um programa de atividades ligado ao mote deste ano, “Combina e Move-te!”.

De 16 a 22 de Setembro, o convite é para deixar o carro em casa. Os transportes urbanos de Lagos “A Onda” vão ser gratuitos. O aluguer de bicicletas terá, por sua vez, um desconto de 30% para residentes no concelho, nas lojas Lagos Bike Tours, Rent a Bike e Easy Go. Nas lojas Rent a Bike e Passeios do Sudoeste, no dia 22, o aluguer de bicicletas será mesmo gratuito.

Já a compra de bicicletas conta com um desconto de 20%, na Xtreme Lagos. O convite é, ainda, para os jovens alunos irem de bicicleta, skate ou patins para a escola.

No dia 16, às 9h30, realiza-se um passeio de bicicleta pela cidade, com início no Parque da Cidade. A inscrição é gratuita até às 17h00 desta quinta-feira, 13 de Setembro, e pode ser feita ligando para o 282 780 900.

Ainda no mesmo dia, há uma demonstração de skates, às 17h00, no Skate Parque de Lagos.

Para 19 de Setembro, está marcada uma caminhada, às 19h30, com partida e chegada no Complexo Desportivo Municipal. O percurso é de 8 quilómetros.

A empresa municipal Lagos em Forma oferece, por sua vez, utilização gratuita das piscinas, ginásio e aulas, no Complexo Desportivo Municipal. As comemorações terminam com uma caminhada ao pôr do sol, às 18h00.

O percurso será do Anel Verde até aos passadiços da Ponta da Piedade, com tempo para Thai Chi e uma bebida.

 

Loulé:

O evento de rua “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade”, a realizar-se no dia 21, das 18h00 às 23h00, na Praça da República, é um dos pontos altos da Semana da Mobilidade, em Loulé.

O evento “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade”, na sua 3ª edição, integra uma mostra alargada e demonstração de diversos produtos e serviços relacionados com os temas da mobilidade inteligente, modo de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental e adaptação climática, sendo disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia a dia.

O “PARK(ing) Day” dirige-se a empresas, lojas e instituições, de preferência sediadas ou com instalações no concelho de Loulé que pretendam ocupar um lugar de estacionamento no espaço do evento para divulgação e promoção dos seus produtos ou serviços, que se relacionem com estas temáticas.

Com esta iniciativa, pretende-se, assim, «sensibilizar a população em geral para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo novas formas de deslocação em meio urbano e de usufruto do espaço público», diz a Câmara de Loulé.

Entre as atividades previstas, estão um passeio urbano bicicleta, marcha/corrida “Loulé Adapta”, rastreios de saúde, test drive e exposição de veículos elétricos, jogos tradicionais, filmes educativos sobre alterações climáticas e promoção da adesão do comércio local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Em paralelo, realizam-se outras atividades. Logo no dia 18, das 14h00 às 18h00, no auditório da Escola Secundária de Loulé, acontece o Seminário Loulé Adapta – Mobilidade Urbana.

Ao longo de todo o dia 19, as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e escolas do ensino secundário recebem o “Dia 100 Bicicletas nas Escolas”.

Para envolver a comunidade escolar na filosofia desta Semana, a Câmara Municipal lançou o apelo aos estabelecimentos de ensino para que reúnam neste dia, no recinto escolar, no mínimo, 100 bicicletas em cada escola, trazidas pelos alunos, professores, animadores ou auxiliares.

São também os alunos das escolas que participam nas atividades pedagógicas programadas para o dia 21, na Praça da República, das 10h00 às 13h00. Das 18h00 às 23h00, é tempo de “PARK(ing) Day” neste mesmo local.

Já no dia 22, o Dia Europeu sem Carros é assinalado na Praça da República, em Loulé, com iniciativas das 9h00 às 17h00.

 

Portimão:

De 16 a 22 de Setembro, Portimão irá promover e dar a conhecer diferentes modos de transporte disponíveis para deslocações e tours na cidade, bem como lançar o debate em torno da questão da mobilidade urbana.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, é lançado o convite para que os portimonenses circulem e redescubram a cidade e arredores, utilizando modos de transporte alternativos àqueles que elegem para as suas deslocações, proporcionando descontos e condições especiais, não só no Vai e Vem- circuito urbano, como nos passeios de TukTuK, comboios turísticos elétricos, autocarro City Tour Portimão, barco solar e aluguer de veículos amigos do ambiente.

Assim, nessa mesma semana, os residentes em Portimão poderão sentir-se «turistas na sua cidade» e usufruir de preços especiais para um passeio de Tuk Tuk, em Portimão e Alvor com a Allgav TukTuk (no dia 20), e a Suntuk (durante toda a semana), usar o sistema Hop-On Hop-Off do City Bus Portimão no percurso Portimão-Praia da Rocha-Alvor, grátis para crianças até aos 12 anos, e combiná-lo com um dos passeios dos comboios turísticos da Praia da Rocha (apenas no dia 16) e de Alvor (durante toda a semana), com bilhetes reduzidos.

Também poderá andar num barco solar, com a Algarve Sun Boat, que, nos dias 16 e 19 de Setembro, em colaboração com a equipa do Museu de Portimão, irá navegar «pelas margens da história do Arade» e oferecer um desconto de 50% nas viagens, além da oferta de uma entrada grátis no Museu de Portimão.

O programa da Semana Europeia da Mobilidade em Portimão irá igualmente proporcionar condições especiais de aluguer, e até de venda, de veículos “amigos do ambiente”, desde bicicletas de cidade (city bikes) e bicicletas elétricas (E-bikes), scooters elétricas e até de um quadriciclo citadino elétrico (Twizz) junto de agentes que disponibilizam esta oferta de serviços no Município e que se associaram à iniciativa, como é o caso da Europcar, OneBike e CocoRent, com descontos que vão dos 20% aos 40%.

Por forma a potenciar o uso do transporte público, o circuito urbano do Vai e Vem será gratuito nos dias 20 e 21 de Setembro.

A marcar desde logo o início da Semana Europeia da Mobilidade, no dia 16, terá lugar um Encontro de Bicicletas antigas/clássicas, promovido pelo Centro de Ciclismo de Portimão.

Este será «um passeio aberto à participação dos amantes da bicicleta, que vem relembrar também o tempo dos avós, com um percurso de mais ou menos 22 quilómetros, com partida da Pedra Mourinha, passando por Alvor e término junto aos Paços do Concelho», diz a Câmara Municipal.

As inscrições estão abertas através do telefone 917812455 e email [email protected].

No dia 19, no Café Concerto do TEMPO, entre as 18h00 e as 20h00, haverá espaço para o debate sobre várias temáticas relacionadas com mobilidade em contexto urbano, no encontro “À Conversa sobre Mobilidade Urbana”, que contará com a presença de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, e Castelão Rodrigues, vice-presidente.

«Vários convidados irão trazer à conversa diferentes perspetivas em torno da mobilidade nas cidades, desde a mobilidade elétrica na região, com a apresentação do Garveland Plano de Ação Algarve-Andaluzia para a promoção da mobilidade elétrica em locais de interesse turístico e ambiental, por parte da AREAL-Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, passando pela apresentação do “Sistema de Gestão de Logística Urbana-LOOP”, por parte de técnicos da Logistema, enquanto instrumento de gestão disponível aos municípios para fazerem face ao crescente tráfego de pessoas e bens, possibilitando uma redução dos níveis de emissões e congestionamento que têm sido responsáveis pela degradação da competitividade e sustentabilidade das cidades», diz a autarquia.

Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve, será convidado a partilhar a sua visão sobre os próximos desenvolvimentos da indústria automóvel a este nível e quais as cidades que estarão mais preparadas para liderar estas tendências.

Por esta ocasião, serão ainda apresentados, em primeira mão, os resultados preliminares do Plano Operacional de Transportes que tem vindo a ser trabalhado pela TIS-Transportes, Inovação e Sistemas, com vista a avaliar a atual rede do Vai e Vem e dotar a autarquia de um documento estratégico e operacional que permita em breve reavaliar e melhorar a mobilidade do circuito.

«Uma vez que andar a pé é não só uma forma saudável de manter a forma, como uma forma sustentável de circular pela cidade», no dia 20 de Setembro, é lançado o convite para “Caminhar pela cidade”, sob a orientação de um técnico da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão. A caminhada está agendada para as 18h30, com uma duração de 60 minutos e tem como ponto de partida o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão.

 

São Brás de Alportel:

São Brás de Alportel celebra o Dia Europeu sem Carros com o mote “Circular é bom todo o ano”. O trânsito estará cortado na rua Alberto Sousa, entre a rotunda do Saber (Skate Parque) e a rotunda da Empreita (Piscinas Cobertas), para dar lugar a animação desportiva e outras atividades.

A «pé, de bicicleta, de patins, de skate, acompanhado pelo seu carrinho de bebé, ou com qualquer outro meio de transporte não poluente», São Brás convida a que «ninguém fique em casa».

 

Comentários

pub