Rota do Petisco chega em Outubro a novos concelhos com a maior oferta de sempre

O evento vai decorrer em 13 concelhos do Algarve, mais quatro do que em 2017

Serão 277 os restaurantes e pastelarias que vão disponibilizar petiscos ou doces tradicionais a preços acessíveis na edição de 2018 da Rota do Petisco, que vai decorrer de 4 de Outubro a 4 de Novembro. Este é um número «inédito» e que faz desta «a maior rota de sempre», segundo a associação Teia d’Impulsos, que organiza a iniciativa.

Ao longo de um mês, estabelecimentos de 13 concelhos do Algarve, de Aljezur a Castro Marim, vão partilhar «as tradições e os segredos da cozinha regional», preparando «ementas especialmente concebidas para a Rota do Petisco, confecionadas e inspiradas nos produtos locais e nos modos de fazer das nossas gentes».

Ao contrário do que aconteceu no passado, em 2018 a Rota do Petisco irá ter uma edição única, que irá decorrer, em simultâneo, nos concelhos aderentes.

Este ano, Albufeira, Castro Marim, São Brás de Alportel e Tavira fazem a sua estreia nesta viagem pelos sabores tradicionais do Algarve, juntando-se aos concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Monchique, Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Faro e Olhão, por onde a iniciativa já passava antes.

E se a filosofia do evento é passível de fazer crescer água na boca, os preços praticados deixarão aqueles que gostam de se sentar à mesa com amigos a desfrutar de um petisco a contar os dias para o início da rota.

O menu “Petisco”, que inclui o petisco e uma bebida, custa 3 euros. Já o menu “Doce Regional”, composto por uma sobremesa e por uma bebida, custará 2 euros.

Para usufruir destes preços, é necessário adquirir um passaporte da Rota dos Petiscos, que, como recorda a Teia d’Impulsos, será o guia do público «nesta odisseia gastronómica, com todas as informações que precisa saber sobre os restaurantes e as pastelarias que aderiram à Rota 2018».

Este passaporte/guia custa 1 euro e está disponível num dos postos de informação do evento ou nos estabelecimentos aderentes. O valor pago reverte, na íntegra, «para o apoio de projectos sociais desenvolvidos por associações locais».

A Rota do Petisco, que vai para a 8ª edição, é uma iniciativa da Associação Teia d’Impulsos, com o patrocínio oficial da Sagres e o apoio dos municípios participantes, tendo o Sul Informação como media partner.

Comentários

pub