Outono começa este domingo com temperaturas de Verão

Embora as temperaturas estejam «bastante acima da média para esta altura do ano», Outono com calor não é «uma situação anormal»

Foto: Gonçalo Dourado | Sul Informação

O Outono começa este domingo, mas com temperaturas de Verão. É que as temperaturas estarão acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

No hemisfério norte, o Outono começa então na madrugada deste domingo, dia 23 de Setembro, às 2h54.

Neste instante, o hemisfério norte terrestre deixa de estar virado na direção do Sol, passando o Sol a ser visto abaixo do equador celeste (projeção no firmamento da linha do equador) e dando início ao Outono no nosso país.

Apesar do nome Equinócio, nesta data o dia e noite não têm a mesma duração. Tal ocorre apenas três dias depois.

Isto deve-se ao fenómeno de refração atmosférica que nos faz ver o Sol sempre ligeiramente acima da sua real posição, encurtando assim a duração das noites.

Mas se o Outono significa o início de dias mais frescos e da queda das primeiras chuvas após o estio, a verdade é que, este ano, pelo menos estes primeiros dias da nova estação vão ser de calor, muito calor.

As temperaturas, aliás, já começaram a subir este sábado, entre 2 a 4 graus, o que levou o IPMA a emitir avisos amarelos de tempo quente para os distritos de Beja, Évora, Setúbal e Beja.

Para já, o Algarve está de fora, mas há pelo menos um concelho da região onde se prevê que as temperaturas atinjam quase os 40ºC – trata-se de Alcoutim, que hoje tem uma máxima prevista de 36ºC, amanhã de 38ºC e na segunda-feira de 37ºC. Também em Silves as temperaturas estarão bem acima dos 35ºC.

O IPMA indica ainda que as temperaturas vão subir até segunda-feira, mas a partir de terça-feira começam a descer gradualmente.

«Prevê-se que segunda-feira seja o dia mais quente, com máximas a aproximarem-se dos 40 graus no interior do Alentejo, Vale do Tejo e na Beira Baixa, entre os 35 e os 40. De resto, em todo o território vão estar valores acima dos 30 graus», acrescenta aquela Instituto.

No entanto, «esta não é uma situação anormal», embora as temperaturas estejam «bastante acima da média para esta altura do ano».

Para compensar este calor, nada como uma saltada à praia. E aí há boas notícias. É que na costa sul do Algarve, que apresenta ondas de sudoeste inferiores a 1 metro, passando gradualmente a ondas de sueste, a temperatura da água do mar é de 24ºC.

Com as temperaturas altas, são, no entanto, necessários maiores cuidados com os incêndios. É que este fim de semana traz ao Algarve tempo quente e seco e coloca quase toda a região em risco elevado a máximo de incêndio. A previsão do IPMA aponta para máximas a rondar os 33 graus, vento moderado e baixa humidade, fatores que aconselham a cuidados máximos, para evitar fogos.

Comentários

pub