Novo projeto da Almargem quer “corredor verde” entre Loulé e o litoral do concelho

Ideia também é que haja «um efeito multiplicador» para mais ações de formação e workshops sobre educação ambiental

Foto: Raúl Coelho

É um projeto de educação ambiental nas escolas, mas que também quer criar as bases para um percurso pedonal e ciclável entre Loulé e o litoral do concelho, sempre ao longo da Ribeira de Carcavai. “Carcavai Greenway” é o nome da nova iniciativa da Associação Almargem, que viu uma candidatura ao Fundo Ambiental ser aprovada. 

Segundo a Almargem, «o “Carcavai Greenway” é um projeto que pretende desenvolver uma lógica local de educação ambiental assente no envolvimento dos cidadãos na valorização do território e que integra uma parceria alargada de base científica e civil».

Entre os parceiros, está a Escola Secundária de Loulé e Agrupamentos de Escolas vizinhos, o Centro Ambiental da Pena e o Centro Ambiental de Loulé, bem como autarquias e o Centro Ciência Viva do Algarve.

Junta-se, ainda, o CIMA – Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, o Centro de Formação de Professores do Litoral à Serra e até mesmo a colaboração de alguns especialistas a nível individual.

«Centrado na rede hidrográfica da Ribeira de Carcavai, o projeto pretende, além de ações de monitorização, desenvolver iniciativas fundamentais para que o principal eixo desta ribeira possa ser transformado num greenway ou corredor verde, que permita a continuidade espacial e conservação da biodiversidade em todo o território», explica a Almargem.

A ideia também passa por uma «adequada integração com o desenvolvimento das atividades humanas e dos aspetos culturais a ela associados, nomeadamente na sua passagem pelo meio urbano de Loulé e noutras zonas habitadas ou de interferência humana direta no ordenamento do território. Serão desenvolvidas ações em torno dos ecossistemas aquáticos e ripícolas», diz a associação ambientalista.

Além da sensibilização ambiental, que será realizada junto das escolas e do público em geral, através de campanhas de comunicação e de uma plataforma digital dedicada, pretende-se garantir a participação do público, através de quatro roteiros de descoberta da Natureza, um concurso de ideias, duas conferências, uma exposição, um vídeo e um guia digital.

«Pretende-se também obter um efeito multiplicador, através de iniciativas que gerem um efeito disseminador do conhecimento, nomeadamente ações de formação e workshops», conclui a Almargem.

Comentários

pub