Nem a intempérie da primeira noite afastou milhares de visitantes da Festa de Alcoutim

Ao longo de três dias, Alcoutim recebeu milhares de visitantes que acorreram à tradicional festa da sede do concelho

Apesar da intempérie que se abateu sobre Alcoutim na noite de sexta-feira, a 67ª festa anual da vila foi um êxito de visitantes. O concerto de Badoxa encheu o recinto coberto para onde foi preciso transferir os festejos, enquanto no domingo foi Diogo Piçarra a atrair os (e as) fãs.

O evento arrancou no dia 14 de setembro, com as cerimónias comemorativas do Dia do Município, tendo terminado na madrugada de segunda-feira, com o tradicional Cacau no Rio.

Ao longo de três dias, Alcoutim recebeu milhares de visitantes que acorreram à tradicional festa da sede do concelho. Marcada pela diversidade, esta aglomerou uma panóplia de atividades de cariz lúdico e desportivo e concertos que fizeram as delícias dos milhares de visitantes que por cá passaram.

O primeiro dia de festa, coincidindo com o feriado municipal, foi marcado pelas cerimónias comemorativas, com a realização de uma sessão solene, onde foram atribuídas distinções a personalidades que, deram, ao longo da sua vida, o seu contributo para o desenvolvimento e enriquecimento do concelho de Alcoutim.

Assim, foram entregues medalhas de mérito a Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, e ao capitão-tenente Pedro Palma, Capitão do Porto de Vila Real de Santo António e Tavira.

A data comemorativa foi ainda assinalada pelo içar da bandeira, na Praça da República, acompanhada pela Banda Filarmónica de Castro Marim.

A noite de sexta-feira, foi marcada pelos muitos visitantes que encheram o recinto, após a intempérie que se abateu sobre Alcoutim. «A organização e o cabeça de cartaz, Badoxa, adaptaram-se às condicionantes e brindaram os presentes com uma atuação mais curta do artista, e muita animação até ao nascer do sol», explica a autarquia.

No sábado, as festividades começaram com o tradicional jogo de futebol internacional Alcoutim-Sanlúcar, pela animação de rua, a apresentação do livro “Um Outro Olhar”, obra de Fernando do Marmeleiro, que contou com o prefácio de Carlos Brito, à noite.

Sendo o sábado o dia com maior afluência de visitantes, teve como cabeça de cartaz a banda Fernando Daniel, a que se seguiu o tradicional espetáculo piromusical no Guadiana.

No último dia de festa, domingo, a tarde foi assinalada pelas tradicionais atividades desportivas no rio Guadiana. A travessia do Guadiana a nado, a apanha do pato e o pau de sebo, são das atividades mais aclamadas da Festa de Alcoutim.

A noite teve como cabeça de cartaz o artista algarvio Diogo Piçarra.

«Com organização a cargo da Câmara Municipal, esta foi mais uma edição de sucesso das emblemáticas Festas de Alcoutim, um marco nos eventos de Verão na região do Algarve», salienta a autarquia alcouteneja.

Comentários

pub