Melhores windsurfistas do Mundo continuam à espera do vento

Previsões meteorológicas apontam para que hoje, terça-feira, o vento comece a soprar em força

A Mãe Natureza não tem colaborado com os Campeonatos do Mundo de Windsurf, que estão a decorrer em Portimão. Nos dois primeiros dias de competição, velas e atletas ficaram em terra por falta de vento. Mas os windsurfistas estão habituados a esperar e a ser pacientes, porque neste desporto é mesmo assim.

A nata do windsurf mundial está, desde sábado, à espera das melhores condições de vento, para que seja dada o sinal de largada para a primeira regata.

O vento não tem ajudado o trabalho da organização que, persistentemente, avalia a situação e tenta dar início a estes mundiais. Desde domingo que não sopra, de forma estável, acima dos 4 nós, o que inviabiliza a realização das regatas, até mesmo para a classe Raceboard, que precisa de pelo menos 6 nós.

É precisamente em Raceboard que João Rodrigues, o atleta português com mais presenças olímpicas de sempre, vai tentar conquistar o titulo de campeão do mundo em Masters.

Com um currículo ímpar, aos 46 anos, o velejador acabou de se sagrar Campeão do Mundo Absoluto em Espanha, na classe Raceboard, e agora quer obter o troféu na sub-categoria Masters, ou seja, atletas com mais de 35 anos.

«A expectativa é fazer boas regatas, temos uma frota muito interessante, com nível muito bom, além de serem amigos de longa data. Se o vento colaborar, vai ser uma semana de excelente competição», afirmou o windsurfista madeirense.

Os primeiros cinco dias de provas são exclusivos para as classes Raceboard e Formula Windsurfing.

Na reta final, estão reservados três dias para a classe Formula Foil, que, pela primeira vez, terá um campeonato do mundo. Esta classe deverá tornar-se olímpica nos Jogos de Paris de 2024.

Depois de um início de provas sem vento, as previsões meteorológicas apontam para que hoje, terça-feira, o vento comece a soprar em força e finalmente arranque a competição nas águas da Praia da Rocha.

Comentários

pub