Maior cataplana do mundo é de Albufeira e tem 4 metros de diâmetro

A peça será estreada a 15 de Setembro, com a preparação da «maior cataplana do mundo» junto ao espelho de água da Marina de Albufeira

Terá quatro metros de diâmetro, um metro e oitenta de altura e tem capacidade para mais de uma tonelada de comida. A maior cataplana do mundo, uma encomenda da Câmara de Albufeira, está pronta e será apresentada no dia 15 de Setembro, no âmbito do “Classic Weekend Marina de Albufeira”.

A peça será estreada logo nesse sábado. «A preparação da maior cataplana do mundo começará pelas 18h30 de sábado, dia 15, junto ao espelho de água da Marina, com entrada livre, para que todos os interessados possam degustar uma das grandes maravilhas da nossa gastronomia», anunciou a Câmara de Albufeira.

Para construir esta cataplana gigante foram precisos mais de 500 quilos de cobre, que foi trabalhado artesanalmente até ganhar a forma do típico utensílio algarvio.

Um trabalho que se adivinha árduo e moroso, mas que ficou concluído a tempo da Grande Final do concurso 7 Maravilhas à Mesa, que decorrerá em Albufeira no dia 16 de Setembro. Esta peça é, de resto, uma das formas do concelho algarvio promover a sua mesa, que será uma das finalistas do concurso promovido pela RTP.

É que a cataplana é um dos pratos propostos pela Câmara de Albufeira, para além de ser «uma das maravilhas gastronómicas» do concelho.

Depois de terminado o “Classic Weekend Marina de Albufeira”, «um acontecimento desportivo, lúdico e cultural que se realiza entre os dias 14 e 16 de Setembro», e realizada a grande Final do 7 Maravilhas à Mesa, a maior cataplana do mundo vai ser exposta «num espaço público da cidade».

Comentários

pub