Magia, oficinas de brinquedos e showcookings animam Feira da Dieta Mediterrânica

Feira decorre de 6 a 9 de Setembro, em Tavira

A VI Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre de 6 a 9 de Setembro, tem um programa «a pensar no público infantojuvenil», com espetáculos de magia e oficinas de brinquedos, mas também demonstrações gastronómicas.

Segundo a Câmara de Tavira, « são várias as surpresas que aguardam pelos mais novos, no Largo do Brincar (Largo Dona Ana e Largo frente ao Palácio da Galeria».

A Feira da Dieta Mediterrânica tem António Zambujo, Diego el Cigala, Carminho e Agir como cabeças de cartaz.

Este certame vai ter, ainda, um programa de showcookings, no ano em que a associação In Loco comemora o seu 30º aniversário.

As demonstrações iniciam na quinta-feira dia 6, com “O melhor peixe do Mundo” pela Docapesca e Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, e pelas mãos do chef Rodrigo Tiago. Segue-se a prova de variedades de tomates, apresentadas por Bernardino Santos e Afonso Navarro, pela Associação Colher para Semear, a Red Andaluza de Semillas e In Loco.

Na sexta-feira, dia 7, as atividades começam logo pela manhã no Mercado Municipal de Tavira com os “Pisos, pestos e pastas”, com Otília Eusébio, pela Slow Food Algarve, seguindo a experiência culinária da Algarve Cooking Vacations, “O polvo é quem mais ordena”, com a chef Margarida Vargues, pela Tertúlia Algarvia, Região de Turismo do Algarve e Associação de Turismo do Algarve.

No dia 7, haverá demonstrações na parte da tarde, no Mercado da Ribeira, com “O potencial do medronho”. Este momento será apresentado por José Paulo Nunes, acompanhado do barman Vitorino, pela Confraria do Medronho.

A seguir haverá mostra e degustação de “Citrinos do Algarve” com o chef Abílio Guerreiro, da Frusoal e Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.

No sábado dia 8, decorrem atividades pedagógicas e educativas para famílias, no Mercado Municipal de Tavira. “Alimentação apetitosa, saudável e apetecível” será apresentada pela nutricionista Catarina Vasconcelos, do Observatório de Segurança Alimentar do Algarve.

No mesmo dia, já no Mercado da Ribeira, a tarde inicia-se com “AquaGourmet, as potencialidades da aquacultura”, pelas mãos do chef Abílio Guerreiro, da parte do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EPPO – Estação Piloto de Piscicultura em Olhão.

Domingo, dia 9, no Mercado da Ribeira, decorre a apresentação “Figo e da figueira-da-índia, as potencialidades gastronómicas”, com o chef Adérito Almeida (Confraria dos Gastrónomos do Figo e da Figueira da Índia, Vila do Monte Farm House e Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA).

Segue-se a demonstração “Cozinha e Cultura, Peixe e Sal”, também com o chef Adérito Almeida, pela Atlantik Fish, SalMARIM e Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.

Ainda no mesmo dia, haverá a degustação “Recursos silvestres do Alentejo”, com o chef Leopoldo Garcia Calhau, pela PROVERE – Recursos Silvestres do Alentejo e Associação das Terras e Gentes da Dieta Mediterrânica.

Todos os dias será apresentada uma das quatro “Melhores experiências gastronómicas de Portugal”, vencedoras da campanha “Onde fica? O melhor do Mediterrâneo” levada a cabo pela In Loco no âmbito do seu papel dentro do projeto internacional MEDFEST, cuja missão é promover Portugal como destino de Turismo Gastronómico Sustentável de excelência.

Assim, o visitante terá a oportunidade de conhecer as experiências: “À noite no Mercado” (Município de Mértola), “Taste Algarve”, “Couscous Transmontano” (Município de Bragança) e “Almoce e Jante Connosco” (Associação de Turismo de Aldeia | Aldeias de Portugal).

Este espaço de demonstrações gastronómicas conta com mais uma novidade: os momentos de provas e degustações de Vinho, Azeite e Mel que intercalam com as demonstrações culinárias.

Os vinhos estarão a cargo da Confraria do Bacchus, da Quinta da Malaca, e da Rota dos Vinhos do Algarve. Nas provas de azeites estarão presentes as seguintes empresas algarvias: Esquisito, Monterosa, Lagar Sta. Catarina e Sabor do Sul (Pecoliva). Haverá ainda uma exposição e prova permanentes de mel da Melgarbe – Associação dos Apicultores do Sotavento Algarvio.

A Associação In Loco, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira e as Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve e de Vila Real de Santo António, é responsável pela dinamização do Espaço de Demonstrações Gastronómicas no antigo Mercado da Ribeira.

 

Programação infantojuvenil:

6 de Setembro, quinta-feira:

18h00: “Coelho, Colhereiro, Camaleão” Oficina de modelagem de barro pela Associação Semente de Alfarroba | CMT
19h00: Espetáculo de Magia pelo Museu do Brincar | CMT
21h30: “Histórias Tradicionais Portuguesas” narração oral pela Associação Semente de Alfarroba| CMT

 

7 de Setembro, sexta-feira:

18h00: “Folioscópio” Oficina de brinquedos óticos pelo Museu do Brincar| CMT
19h00: “João Pateta” Histerioscopio Teatro de Marionetas | CMT
21h45 às 23h30: “Entre Luz e a Sombra” Oficina de expressão plástica e manipulação de objetos pela Associação Semente de Alfarroba | CMT

 

8 de Setembro, sábado:

11h00: “Taumatrópio“ Oficina de brinquedos óticos pelo Museu do Brincar | CMT
16h00: “Brinquedos com cana” Oficina de construção por Domingos Vaz |CMT
18h00: “Fenacistoscópio” Oficina de brinquedos óticos pelo Museu do Brincar | CMT
19h00: “Ulisses” Teatro Infantojuvenil pela Companhia da Esquina | CMT
21h45 às 23h30: “Entre Luz e a Sombra” Oficina de expressão plástica e manipulação de objetos pela Associação
Semente de Alfarroba | CMT

 

9 de Setembro, domingo:

11h00: “Zootrópio” Oficina de brinquedos óticos pelo Museu do Brincar | CMT
16h00: “Europa nas estórias: lendas do mediterrâneo” Teatro/oficina – Europe Diret Algarve/CCDR Algarve
17h00: “Folhas com Folhas” Oficina de fabrico de papel pela Associação Semente de Alfarroba | CMT
19h00: “João Violão” Música para a infância | CMT
21h45 “Histórias na Lua Nova” Contador de Histórias pela Associação Semente de Alfarroba | CMT

 

Atividades em Permanência:

Largo frente ao Palácio da Galeria dinamizado pelo Museu do Brincar
Exposição de Brinquedos Óticos
Jogos tradicionais (carrelas, arcos, piões, corrida de sacos, etc.)

Largo Dona Ana dinamizado pela Associação Semente de Alfarroba
Tear da natureza
Espaço de criação plástica
Espaço de Leitura

Largo junto à Casa André Pilarte
17h00 às 23h00: Vaivém Oceanário

Comentários

pub