Loulé selecionado para projeto europeu de mitigação das alterações climáticas

Por participar neste projeto, Loulé «terá acesso a serviços de consultoria, workshops e conferências para promover a ação climática local em benefício dos cidadãos»

O Município de Loulé foi um dos cinco de Portugal que foi selecionado para integrar o projeto europeu de mitigação das alterações climáticas “Bridging European and Local Climate Action” (BEACON)”.

Este projeto europeu junta, além de Loulé e dos outros quatro parceiros portugueses (Viana do Castelo, Setúbal, Ansião e Coruche), autarquias da Polónia, República Checa, Romênia, Grécia e Alemanha.

Ao ser selecionado para participar nesta iniciativa, o município algarvio «terá acesso a serviços de consultoria, workshops e conferências para promover a ação climática local em benefício dos cidadãos», segundo a Câmara de Loulé.

Também terá a oportunidade de apresentar «as suas próprias ações e desenvolver novas estratégias e abordagens para a mitigação das alterações climáticas a partir da troca de experiências com outros municípios europeus», em workshops regionais e europeus.

O projeto “Bridging European and Local Climate Action” (BEACON) promove a mitigação das alterações climáticas e facilita o intercâmbio entre governos nacionais, bem como municípios e escolas em toda a Europa. É financiado pela German European Climate Initiative (EUKI, sigla em alemão).

O objetivo do projeto é fortalecer a cooperação bilateral e multilateral e estimular a ação no terreno para, em conjunto, alcançar a ambição do Acordo Climático de Paris em 2015.
Em Portugal, o Beacon é coordenado por Gil Penha-Lopes (FC-UL) e João Mourato (ICS-ULisboa).

Comentários

pub