Investigador algarvio é autor do primeiro filme interativo a ser exibido em Macau

Filme conta com guião e voz off de Vítor Reia-Baptista, falecido em Agosto deste ano

O primeiro filme interativo a ser exibido em Macau, e que vai ser produzido no final deste mês de Setembro, é da autoria do investigador Bruno Mendes da Silva, vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e professor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (UAlg). 

Pela primeira vez em Macau, os espectadores irão intervir, em tempo real, na narrativa de um filme. «Trata-se de produzir o primeiro filme interativo em Macau, onde o espectador é também utilizador, coautor da obra e protagonista», explica o CIAC.

O filme chama- se “Cadavre Exquis” e é, então, da autoria de Bruno Mendes da Silva. A produção é de Maria Paula Monteiro, que, como facilitadora, desenvolveu também uma estratégia integrada de valorização da iniciativa, juntando os parceiros Universidade de São José, Instituto Cultural de Macau e a Creative Macau, aprimorando atividades integradas, encaixadas e alinhadas com a sua estratégia.

Esta é, num ano, a sua segunda aposta para Macau, tendo sido a primeira, o filme sobre a vida e obra de Camilo Pessanha, “PeSanIé – O Poeta de Macau”, que entrou já na corrida a festivais.

Segundo Maria Paula Monteiro, «ampliar o espaço de desenvolvimento, nomeadamente em áreas como Arte Digital, Tecnologia e Comunicação associada ao Cinema, em Macau, com o objetivo de pensar o aproveitamento do intercâmbio da produção, dos produtores artísticos e do conhecimento científico nesta área específica, fazem parte do objetivo desta iniciativa».

A ação, apoiada com financiamento do Instituto Cultural de Macau, inclui uma Master Class na Universidade de S. José, aberta à comunidade, e reúne uma equipa técnica e artística made in Macau de 15 pessoas, para a produção do filme interativo, no final do mês de Setembro, e ainda a forte possibilidade de concorrer ao Sound &Image Challenge International Short Film Festival 2018.

Para Bruno Mendes da Silva, mentor do projeto e também realizador de Cadavre Exquis, «é uma honra ajudar a contribuir para a educação científica em instituições académicas em Macau, que se debruçam sobre a investigação inovadora na área dos estudos artísticos e culturais, o caso da Universidade de S. José».

E prossegue, «por outro lado, devo dizer que estou muito entusiasmado com a produção deste filme, o primeiro do género em Macau. É um desafio fantástico para alguém que, como eu, já trabalhou nesta cidade».

Segundo o realizador, o filme Cadavre Exquis terá três versões: a versão convencional para passar em tela nas salas do cinema, a versão interativa que permitirá ao usuário interagir e participar na narrativa.

E a terceira versão, trabalhada especificamente para o festival internacional de curtas em Dezembro próximo, a instalação interativa. «Se tudo correr bem e formos aceites, montaremos esta experiência interativa numa tenda … e o resto é surpresa», diz ainda o mesmo porta-voz.

O filme, que conta com um guião e a voz-off de Vítor-Reia-Baptista, falecido em Agosto deste ano, concorrerá a festivais internacionais e será exibido em 2019, em Portugal, em vários espaços expositivos.

Todo o projeto vai estar, depois, disponível online na plataforma do CIAC.

Comentários

pub