Incêndio de Monchique já está dominado, mas fez um ferido ligeiro

Os operacionais que se mantêm no local estão a fazer trabalhos de consolidação para garantir a extinção do fogo

O incêndio que deflagrou na noite de ontem, sexta-feira, na serra de Monchique, foi dominado ao princípio da madrugada de hoje, às 1h02, tendo provocado ferimentos ligeiros num bombeiro da corporação de Aljezur.

Apesar de o fogo ter afetado uma zona com muitas casas dispersas, nos sítios da Palmeira e do Barranco do Banho, entre a vila de Monchique e as Caldas de Monchique, «não há registo de danos em habitações», disse Rolanda de Jesus, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

No local, mantêm-se 133 operacionais, apoiados por 44 veículos, que estão a fazer «trabalhos de consolidação da extinção», que se manterão ainda durante as próximas horas.

O incêndio consumiu sobretudo mato e eucaliptos, tendo deflagrado na noite desta sexta-feira, pelas 20h50, no sítio da Palmeira, às portas da vila de Monchique. Acabou por afetar uma zona que nõ tinha sido destruída pelas chamas no início do mês de Agosto.

Por ter começado de noite, não foi possível usar meios aéreos. Segundo o Comandante Vaz Pinto, as chamas deflagraram numa zona com muita pedra, onde também foi difícil colocar meios terrestres.

De qualquer modo, o incêndio acabou por ser dominado cerca de quatro horas e meia depois do primeiro despacho de meios para o local.

Comentários

pub