Exposição em quatro concelhos mostra “50 Livros, 50 Algarves”

Na inauguração na CCDR Algarve há uma conferência e um passeio-tertúlia

Foto: Filipe da Palma

A exposição “50 Livros, 50 Algarves”, com obras sobre a região nas suas diferentes vertentes do património, vai estar patente até 31 de Outubro, na sala de exposições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, na Biblioteca da Universidade do Algarve – Gambelas, nas Bibliotecas Municipais de Faro, de Lagoa, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António e ainda no Seminário de Faro.

A exposição bibliográfica, promovida no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, congrega mais de uma dezena de entidades do Algarve para comemorar a riqueza e diversidade do património a nível europeu, nacional, regional e local.

A iniciativa é uma coorganização do Centro Europe Direct Algarve, hospedado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

São também parceiros deste projeto, cedendo livros para outros locais, o Arquivo Distrital de Faro, a Biblioteca Municipal de Silves e o Museu do Traje.

O programa inaugural, a decorrer no dia 28 de Setembro (sexta-feira), a partir das 16h30, na CCDR Algarve, em Faro, inclui as conferências sobre “Quando o Algarve não era só Branco e Ornamento na Arquitetura não era Crime” e “A originalidade das platibandas na arquitetura algarvia”, bem como um passeio-tertúlia, com percurso cultural pelo património local na Baixa de Faro.

Desde o início do ano, a CCDR Algarve, através do Centro de Informação Europe Direct Algarve, «operacionalizando a sua missão de promover a aproximação dos cidadãos à Europa, tem vindo a promover diversas iniciativas parcerias regionais que celebram o tema e divulgado notícias e recursos do Ano Europeu do Património Cultural», diz aquele organismo.

Em paralelo, além dos eventos previstos para a data da inauguração, as entidades envolvidas vão dinamizar um conjunto de atividades ao longo do mês de Outubro, que serão ainda divulgadas aqui.

 

Programa para dia 28: 

16h30 – Sessão de abertura
Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve
Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional da Cultura do Algarve
16h50 – José Aguiar – “Quando o Algarve não era só Branco e Ornamento na Arquitetura não era Crime”
17h10 – Marta Santos – “Ornamentação das Platibandas do Algarve: inventário e salvaguarda”
17h30 – Inauguração da exposição
18h00 – Passeio-tertúlia

Comentários

pub