Cinco artistas urbanos mostram o seu talento na ARTURb – Stencil Masters Edition em Lagos

Depois da residência artística, no próximo sábado abre a exposição. E em Outubro haverá visitas guiadas

Czarnobyl a trabalhar, na edição de 2017 do ARTURb – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A 8ª edição do projeto de arte urbana ARTURb – Stencil Masters Edition está a decorrer desde 8 de Setembro e até 3 de Novembro, em Lagos, tendo como convidados artistas internacionais emergentes que desenvolvem a técnica do stencil.

Assim, a residência artística que culmina com uma exposição irá contar com as presenças de B-TOY (Espanha), MONSTFUR (Polónia), PISA73 (Alemanha), RMYR (Alemanha), STEFAN WINTERLE (Alemanha). Esta seleção de artistas tem a co-curadoria do LAC e do artista polaco CZARNOBYL.

O projeto, que contempla várias ações, começou a 8 de Setembro, com a Residência Artística, que culmina numa exposição, cuja abertura está prevista para o próximo sábado, dia 22, nas instalações do LAC – Laboratório de Actividades Criativas (antiga cadeia de Lagos).

A mostra pode depois ser vista até 3 de Novembro, data em que será lançado o catálogo.

Além disso, nos dias 29 e 30 de Setembro decorrerá um Workshop de Stencil, enquanto nos dias 6 e 20 de Outubro terão lugar as já habituais visitas guiadas às intervenções artísticas nas ruas de Lagos.

ARTURb – Artistas Unidos em Residência é um projeto único no Algarve, é um conceito de arte em digressão e de intercâmbio artístico internacional, com base na presença participativa, na vivência e convivência local.
Possibilita a troca de ideias, a apresentação de novos conceitos, o confronto de realidades estéticas e culturais, a experiência pouco comum e a livre circulação da arte.

«O objetivo é criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística, de modo a incentivar e acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos e à sua população, que, com o desenvolvimento e realização das edições do ARTURb, a arte tem passado a estar patente ao virar da esquina, oferecendo a oportunidade a qualquer pessoa de poder desfrutar de uma obra num espaço público, de ser estimulado e por vezes provocado», explica o LAC, promotor do projeto.

Deste modo, «a cidade tem vindo a ganhar testemunho físico e artístico da passagem dos artistas participantes, contando hoje com obras de alguns dos autores mais representativos do panorama contemporâneo de arte urbana, possibilitando o estabelecimento de percursos de descoberta e identificação».

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos, formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos.

O edifício projetado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento é um local com história fazendo parte integrante da cidade.

«Construído com outros objetivos, revela atualmente uma dicotomia interessante entre prisão/reclusão VS espaço de criatividade/liberdade; ao tornar-se espaço de criação, reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história», explica o LAC.

A associação é um espaço de residências artísticas que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objetivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

Desenvolve diversos projetos internacionais, como ARTURb – Artistas Unidos em Residência, ROOTS e Kick in the Eye.

Em 2012, inaugurou a Galeria LAR, espaço de tertúlia e partilha nas diferentes vertentes artísticas. A Galeria é parte integrante do edifício destinado a alojar artistas integrados nas residências do LAC.
O LAC é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes.

 

Programa do ARTURb – Stencil Masters Edition

Inauguração da Exposição > 22 de Setembro
Exposição > 22 de Setembro a 03 de Novembro
Workshop de Stencil > 29 e 30 de Setembro
Visitas Guiadas > 06 e 20 de Outubro
Lançamento do Catálogo > 03 de Novembro

Comentários

pub