Centro de Saúde de São Brás vai passar a ter dentista

As consultas de saúde oral começam em 2019 e continuarão, pelo menos, por 3 anos

O Centro de Saúde de São Brás de Alportel vai passar a disponibilizar consultas de saúde oral a partir de 2019, no âmbito de um protocolo de cooperação assinado esta terça-feira, dia 18 de Setembro, entre a Câmara são-brasense e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O acordo vai estar em vigor durante 3 anos e pode ser renovado.

Através do protocolo, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel compromete-se a atribuir um apoio de 24.600 euros à ARS Algarve «para a aquisição de equipamento clínico para a sala de saúde oral que vai ser criada no Centro de Saúde».

«A ARS Algarve compromete-se a realizar as obras necessárias na sala reservada para as consultas de saúde oral no Centro de Saúde, a garantir os recursos humanos necessários para as consultas e a formação dos recursos humanos afetos a este serviço, assim como garantir as condições necessárias para o bom funcionamento deste novo serviço, entre os quais se incluem os materiais consumíveis», revelou a Câmara de São Brás de Alportel.

Esta ação está integrada na fase de alargamento do projeto-piloto lançado pelo Governo em 2016 para a implementação de consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde.

«A autarquia e a ARS Algarve vão disponibilizar a toda a população do concelho o acesso aos cuidados de saúde oral. Trata-se de um protocolo da máxima importância para a saúde e bem-estar da população, áreas prioritárias para o município», resumiu o presidente da Câmara de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro.

Esta medida visa «a prevenção de vários problemas de saúde, ao permitir o acesso aos cuidados de saúde oral a muitos são-brasenses que não têm possibilidade de aceder a estas consultas no sistema privado».

Comentários

pub