Aluno algarvio ganha medalha de ouro e pontuação máxima nas Olimpíadas de Matemática da CPLP

O aluno algarvio Rui Zhu Wang (Faro, 10º ano) ganhou uma medalha de ouro na 8ª edição das Olimpíadas de […]

O aluno algarvio Rui Zhu Wang (Faro, 10º ano) ganhou uma medalha de ouro na 8ª edição das Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), que terminou no dia 7 de Setembro, em São Tomé e Príncipe. Rui Wang obteve mesmo a pontuação máxima da competição.

Além do galardão máximo para o aluno farense, a equipa portuguesa arrecadou ainda outra medalha de ouro, por Tiago Marques (Santa Maria da Feira, 8º ano), bem como duas de prata, atribuídas a Marta Gonçalves (Guimarães, 9º ano) e Nuno Carneiro (Viana do Castelo, 10º ano).

A delegação portuguesa é composta por seis elementos, quatro alunos e os dois professores António Salgueiro e Joana Teles, ambos da Universidade de Coimbra.

A cerimónia de encerramento daquelas Olimpíadas de Matemática da CPLP teve lugar dia 7 de Setembro, no Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe. As provas da competição foram realizadas nos dias 5 e 6 de Setembro de manhã.

A participação de Portugal nestas Olimpíadas é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

As Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática este ano são uma organização conjunta de Portugal e Espanha, e que começam no dia 21 de Setembro, em Monte Gordo, no Algarve.

Comentários

pub