Aluna louletana recebe Menção Honrosa nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

Portugal venceu uma medalha de ouro e duas de prata

Ana Sofia Silva Guerreiro, aluna louletana, venceu uma Menção Honrosa na 33ª edição das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que estão a decorrer em Monte Gordo e em La Rábida, em Espanha. A jovem algarvia, aluna do 12º ano, recebeu a distinção por ter respondido a uma pergunta com a pontuação máxima.

Portugal, Espanha, Argentina e Brasil conquistaram as medalhas de ouro do certame. O aluno mais bem qualificado na tabela é espanhol, no entanto, a equipa que somou mais pontos foi a Argentina. Na competição participaram 22 países e 80 alunos.

Nesta competição, foram entregues sete medalhas de ouro, 19 de prata e 22 de bronze, sendo que Portugal venceu uma medalha de ouro e duas de prata. Pedro Moreira Fernandes (Pombal, 12º ano) é o responsável pela medalha de ouro portuguesa. Kevin Luiz Ponte Pucci (Chaves, 11º ano) e Rodrigo Tuna de Andrade (Matosinhos, 11º ano) conquistaram as medalhas de prata.

A decorrer de ambos os lados do Guadiana, a competição é uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Real Sociedad Matemática Española.

Portugal já foi anfitrião das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 2007, em Coimbra.

A participação de Portugal nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estarão abertas a partir da próxima semana aqui.

Comentários

pub