“Tradições” do folclore algarvio e croata e do cante alentejano animam Santa Bárbara de Nexe

Pedro Mestre vai encerrar o espetáculo

O espetáculo “Tradições” vai animar a aldeia de Santa Bárbara de Nexe, no Largo do Rossio, no dia 25 de Agosto, a partir das 21h00.
Este evento, promovido pela Junta de Freguesia, «pretende trazer ao público e elevar a cultura popular mais genuína, do folclore algarvio, ao cante e à viola campaniça do Alentejo, passando pelo folclore croata».

A abrir este evento estará o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Associação Nexense, o rancho da casa, que já conta 19 anos e centenas de atuações em Portugal, Espanha e Bélgica.

Segue-se, em parceria com o Folkfaro, o Ensemble Folclórico Zagreb-Markovac, da Croácia, fundado em 1945.

A encerrar o espetáculo, atua Pedro Mestre, natural da Aldeia da Sete (Castro Verde), que tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana, desenvolvendo vários projectos nesta área enquanto cantor e tocador/construtor de viola Campaniça.

Pedro Mestre é fundador/ensaiador de grupos corais alentejanos, integrando alguns deles, nomeadamente o “Grupo Coral e Etnográfico – Os Cardadores” da Sete ou o Grupo Coral Feminino “As Papoilas” do Corvo. É ainda presidente da ACA – Associação de Cante Alentejano “Os Cardadores”.

O músico integra igualmente o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e vários projetos musicais a nível nacional e internacional. Destes, a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe destaca o “Grupo Viola Campaniça”, o Grupo de cante tradicional “4uatro ao Sul, o Grupo Rastolhice, o “Encontro de Violas – Viola Campaniça e Viola Caipira – Pedro Mestre e Chico Lobo”, a “Les Voix Du 7 Sóis” – Orquestra do Festival – “Sete Sóis Sete Luas”, o Campaniça Trio, os Cantadores do Sul e o Grupo de Cante Coral enCantos.

Comentários

pub