Silves: Ração para animais de explorações afetadas pelo incêndio entregue «nos próximos dias»

O levantamento preliminar dos prejuízos que o fogo causou em explorações agrícolas também já começou

Ração destinada aos animais de explorações afetadas pelo incêndio que lavrou em Silves, na semana passada, vai ser disponibilizada «nos próximos dias». A Câmara de Silves uniu-se à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPAlg) para prestar este «primeiro apoio», ao qual os interessados poderão, desde já, solicitar.

Para isso, as explorações afetadas pelo fogo deverão contactar a autarquia e facultar diversos dados, nomeadamente nome do agricultor, número de animais, espécie dos animais (se são vacas, ovelhas ou outro tipo de animais) e localização da propriedade agrícola.

O pedido de apoio deve ser feito contactando Tiago Raposo, secretário do vice-presidente da Câmara de Silves, pelo telemóvel 914438750, telefone 282440801 ou email [email protected].

A Câmara e a DRAPAlg, em colaboração com outras entidades regionais, também já deram início ao levantamento de quais foram as explorações agrícolas afetadas e dos prejuízos registados.

«Na equipa que já se encontra no terreno encontra-se, também, o veterinário municipal, que colaborará na avaliação das situações que necessitam de apoio», segundo a Câmara de Silves.

Aqueles que precisarem de apoio no preenchimento das declarações dos prejuízos que tiveram, podem contar com a ajuda da DRAPAlg, que colocará um dos seus técnicos nas Juntas de Freguesia de Silves, S. Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines entre as 9h30 e as 16h00.

«Haverá, ainda, uma equipa em permanência na Delegação do Barlavento (localizada no Parchal) no horário normal de funcionamento: das 9h00 – 12h30 e das 13h30 às 16h30. Também na Herdade do Patacão, em Faro, os agricultores poderão esclarecer as suas dúvidas», segundo a autarquia silvense.

O processo de levantamento de prejuízos «permitirá uma melhor definição das medidas de apoio a desencadear por parte do Ministério da Agricultura, pelo que as declarações que nesta fase são apresentadas não constituem qualquer candidatura aos apoios que venham a ser disponibilizados».

Ou seja, o processo agora em curso, «não dispensa a apresentação posterior de uma candidatura formal».

«A fase seguinte deste processo é a definição das medidas de apoio e a abertura oficial do processo de candidaturas, na qual o Governo se encontra já a trabalhar, com o objetivo de dar início ao processo de recuperação o mais rapidamente possível», concluiu a Câmara de Silves.

Comentários

pub