Semana começa com trovoadas e aguaceiros no Algarve

Hoje haverá aguaceiros, alguma trovoada, mas o calor deverá manter-se. No mar, a água continua tépida

A semana está a começar com instabilidade atmosférica, que se traduz em trovoadas fracas a ocorrerem no Algarve, principalmente junto ao litoral do Barlavento, acompanhadas de alguns aguaceiros também fracos. Mas o calor vai manter-se.

De tal forma que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a região algarvia sob Aviso Amarelo, por causa da previsão de aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e de granizo, bem como devido à trovoada.

Segundo o site Meteofontes, «ao longo do dia, continuaremos com estas condições de instabilidade um pouco por todo o Continente, com uma ou outra trovoada a poder ocorrer pontualmente». Ao final do dia, «as probabilidades serão maiores ali para a zona Norte, onde as trovoadas e aguaceiros poderão ser já Moderadas ou Fortes».

«É uma situação sempre muita incerta, pois estamos a falar de células convectivas, que se podem formar em qualquer local, mas acompanharemos a situação atentamente», acrescenta o Meteofontes.

As temperaturas máximas irão rondar os 33ºC no Algarve, 37ºC no interior Alentejano, 40ºC no Vale do Tejo e 34ºC no Norte.

«Estes valores dependerão da nebulosidade presente e só se verificarão nos locais onde o sol aparecer durante a tarde».

O vento estará fraco a moderado de Leste. No mar, haverá ondulação de Sueste, a aumentar para 1,5m na costa sul, e de Noroeste até 1,5m na costa ocidental. Na costa sul Algarve, devido ao Sueste, a temperatura da água do mar mantém-se entre os 24ºC no Sotavento e os 21ºC em Sagres.

Amanhã, o dia terá nuvens até ao início da manhã, no Sul, e maior nebulosidade, no Norte e Centro, onde poderá ocorrer alguma trovoada, principalmente durante a tarde.

As temperaturas rondarão os 32ºC de máxima no Algarve e Alentejo e os 22ºC no Norte, onde a descida será mais significativa.

Depois, para quarta e quinta-feira, o Meteofontes prevê dias com céu menos nublado no Sul e com maior nebulosidade no Norte, com as máximas a subirem novamente e a rondar os 34ºC no Algarve e Alentejo e os 30ºC no Norte.

Esta segunda-feira, os distritos de Faro, Beja e Évora são os únicos com aviso Amarelo, estando o restante território do continente sem avisos.

Comentários

pub